// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 28.00, 8.00, 20.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 8.00, -8.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare roleta = seed(24016); // VERMELHA #declare vermelha = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // AZUL #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // PRETA #declare preta = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // BRANCA #declare branca = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // CINZA1 #declare cinza1 = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.30, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // CINZA2 #declare cinza2 = texture { pigment { color rgb < 0.70, 0.70, 0.70 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola1 = sphere { < 0.50, 0.50, 0.50 >, 0.20 texture { preta } } #declare furo = cylinder { < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 1.50 texture { azul } } #declare pino1 = cylinder { < 0.50, +3.50, +1.00 >, < 0.50, +3.50, +4.00 >, 0.15 texture { azul } } #declare caixa = box { < 0.00, 0.00, -0.00 > < 1.00, 1.00, +1.00 > texture { branca} } #declare cone1 = cone { < 3.50, 0.50, 1.00 >, 0.20, < 3.50, 0.50, 2.00 >, 0.50 texture { branca} } #declare peaoA = union { cone { < 0.50, 0.50, 1.00 >, 0.20, < 0.50, 0.50, 1.70 >, 0.00 texture { cinza1 } } sphere { < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.30 texture { cinza1 } } } #declare peaoB = union { cone { < 0.50, 0.50, 1.00 >, 0.20, < 0.50, 0.50, 1.70 >, 0.00 texture { cinza2 } } sphere { < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.30 texture { cinza2 } } } #declare torreA = union { cylinder { < 0.50, 0.50, +1.00 >, < 0.50, 0.50, +1.80 >, 0.15 texture { cinza1 } } cylinder { < 0.50, 0.50, +1.80 >, < 0.50, 0.50, +2.30 >, 0.25 texture { cinza1 } } } #declare torreB = union { cylinder { < 0.50, 0.50, +1.00 >, < 0.50, 0.50, +1.80 >, 0.15 texture { cinza2 } } cylinder { < 0.50, 0.50, +1.80 >, < 0.50, 0.50, +2.30 >, 0.25 texture { cinza2 } } } #declare reiA = union { cylinder { < 0.50, 0.50, +1.00 >, < 0.50, 0.50, +1.70 >, 0.15 texture { cinza1 } } cone { < 0.50, 0.50, 1.70 >, 0.15, < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.00 texture { cinza1 } } sphere { < 0.50, 0.50, 2.30 >, 0.30 texture { cinza1 } } } #declare reiB = union { cylinder { < 0.50, 0.50, +1.00 >, < 0.50, 0.50, +1.70 >, 0.15 texture { cinza2 } } cone { < 0.50, 0.50, 1.70 >, 0.15, < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.00 texture { cinza2 } } sphere { < 0.50, 0.50, 2.30 >, 0.30 texture { cinza2 } } } // Aqui está a cena, finalmente: //union { // difference { // object { caixa } // intersection { // object { caixa } // object { caixa3 } // } // } // // difference { // object { cone1 } // object { cone2 } // } // Plano com textura em xadrez como "chao" da cena // plane { <0, 0, 1>, -1 // pigment { // checker // color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > // color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > // } // } #declare i = 0; #while (i < 16) #declare j = 0; #while (j < 16) #declare k = rand(roleta); union { box { < 0.00+i, 0.00+j, 0.00 > < 1.00+i, 1.00+j, 1.00 > #if (mod((i+j),2) = 0) texture { branca} #else texture { preta} #end } #if(k<0.03) #if(i<8) object {reiA translate < i, j, 0.00 > } #else object {reiB translate < i, j, 0.00 > } #end #else #if(k<0.09) #if(i<8) object {torreA translate < i, j, 0.00 > } #else object {torreB translate < i, j, 0.00 > } #end #else #if(k<0.33) #if(i<8) object {peaoA translate < i, j, 0.00 > } #else object {peaoB translate < i, j, 0.00 > } #end #end #end #end } #declare j = j + 1; #end #declare i = i + 1; #end