// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < -10.00, 20.00, -15.00 > // Posição do observador. right 1.00*y // Largura RELATIVA da imagem. up -0.75*x // Altura RELATIVA da imagem. //sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 10, 1.00, 20 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.50, 1.0, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //Guma #declare tinta_Branca = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } //finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //Guma #declare tinta_Preta = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } //Tabuleiro #declare i=0; #declare j=0; #while (j<40) #while (i<40) box { < i*5, 0, j*5>, < (i+1)*5, 1, (j+1)*5> texture { tinta_Branca } } #declare i=i+2; //#declare j=j+2; #end #declare i=0; #declare j=j+2; #end #declare i=1; #declare j=1; #while (j<40) #while (i<40) box { < i*5, 0, j*5>, < (i+1)*5, 1, (j+1)*5> texture { tinta_Branca } } #declare i=i+2; //#declare j=j+2; #end #declare i=1; #declare j=j+2; #end #declare i=1; #declare j=0; #while (j<40) #while (i<40) box { < i*5, 0, j*5>, < (i+1)*5, 1, (j+1)*5> texture { tinta_Preta } } #declare i=i+2; //#declare j=j+2; #end #declare i=1; #declare j=j+2; #end #declare i=0; #declare j=1; #while (j<40) #while (i<40) box { < i*5, 0, j*5>, < (i+1)*5, 1, (j+1)*5> texture { tinta_Preta } } #declare i=i+2; //#declare j=j+2; #end #declare i=0; #declare j=j+2; #end // Aqui está a cena, finalmente: #declare roleta = seed(4615); #declare xx = 10*rand(roleta)+50; #declare peao_01 = sphere { < 2.50, 3.00, 2.50 >, 0.75 texture { tinta_A } } #declare peao_02 = cylinder { < 2.50, 1.00, 2.50 >, < 2.50, 3.00, 2.50 >, 0.50 texture { tinta_B } } #declare peao_03 = cylinder { < 2.50, 1.00, 2.50 >, < 2.50, 2.00, 2.50 >, 1.50 texture { tinta_A } } #declare peao_04 = cylinder { < 2.50, 1.00, 2.50 >, < 2.50, 1.50, 2.50 >, 2.00 texture { tinta_A } } union { object { peao_01 } object { peao_02 } object { peao_03 } object { peao_04 } }