// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < -17.00, 15.00, 80.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < -17.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare marrom = texture { pigment { color rgb < 0.8, 0.5, 0.1 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 0.8, 1.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare peca_marrom = box { <0.0,0.0,0.0>,<2.0,0.5,2.0> texture{marrom} } #declare peca_amarela = box { <0.0,0.0,0.0>,<2.0,0.5,2.0> texture{amarelo} } #declare peca1 = cone{<1.0,0.0,1.0>, 0.5, <1.00, 1.00,1.00>, 1.0 } #declare peca2 = cylinder{<1.0,0.0,1.0>, <1.00, 1.00,1.00>, 1.0 } #declare peca3 = sphere {<1.0,0.0,1.0>, 1.0 } // Aqui está a cena, finalmente: #declare i=0; #declare fim=20; #declare fim2=20; #while(i < fim) #if (mod(i,2.0) = 0) #declare j=0.0; #else #declare j=1.0; #end #while(j < fim2) object { peca_marrom translate<-j*2.0,0,i*2> } #declare j=j+2; #end #declare i = i+1; #end #declare i=0; #declare fim=20; #declare fim2=20; #while(i < fim) #if (mod(i,2.0) = 0) #declare j=1.0; #else #declare j=0.0; #end #while(j < fim2) object { peca_amarela translate<-j*2.0,4.0,i*2> } #declare j=j+2; #end #declare i = i+1; #end #declare prim = seed(12345); #declare prim2 = seed(54321); #declare i=0; #declare fim=20; #declare fim2=20; #while(i < fim) #if (mod(i,2.0) = 0) #declare j=1.0; #else #declare j=0.0; #end #while(j < fim2) #declare aleat=int(10*rand(prim)); #declare aleat2=int(10*rand(prim2)); #if (aleat = 1) #if (aleat2 < 5.0) object { peca1 texture{amarelo} translate<-j*2.0,4.5,i*2> } #else object { peca1 texture{marrom} translate<-j*2.0,4.5,i*2> } #end #else #if (aleat = 5) #if (aleat2 < 5.0) object { peca2 texture{amarelo} translate<-j*2.0,4.5,i*2> } #else object { peca2 texture{marrom} translate<-j*2.0,4.5,i*2> } #end #else #if (aleat = 9) #if (aleat2 < 5.0) object { peca3 texture{amarelo} translate<-j*2.0,5.5,i*2> } #else object { peca3 texture{marrom} translate<-j*2.0,5.5,i*2> } #end #end #end #end #declare j=j+2; #end #declare i = i+1; #end #declare i=0; #declare fim=20; #declare fim2=20; #while(i < fim) #if (mod(i,2.0) = 0) #declare j=0.0; #else #declare j=1.0; #end #while(j < fim2) #declare aleat=int(10*rand(prim)); #declare aleat2=int(10*rand(prim2)); #if (aleat = 1) #if (aleat2 < 5.0) object { peca1 texture{amarelo} translate<-j*2.0,0.5,i*2> } #else object { peca1 texture{marrom} translate<-j*2.0,0.5,i*2> } #end #else #if (aleat = 5) #if (aleat2 < 5.0) object { peca2 texture{amarelo} translate<-j*2.0,0.5,i*2> } #else object { peca2 texture{marrom} translate<-j*2.0,0.5,i*2> } #end #else #if (aleat = 9) #if (aleat2 < 5.0) object { peca3 texture{amarelo} translate<-j*2.0,1.5,i*2> } #else object { peca3 texture{marrom} translate<-j*2.0,1.5,i*2> } #end #end #end #end #declare j=j+2; #end #declare i = i+1; #end