// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 60.00, 60.00, 10.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 30.00, 30.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_cinza = texture { pigment { color rgb < 0.30, 0.30, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_branca = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_preta = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare boxe_branca = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 1.00, 1.00, 1.00 > texture { tinta_branca } } #declare boxe_preta = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 1.00, 1.00, 1.00 > texture { tinta_preta } } #declare rainha_cinza = sphere { < 0.50, 0.50, 1.50 >, 0.40 texture { tinta_cinza } } #declare rainha_branca = sphere { < 0.50, 0.50, 1.50 >, 0.40 texture { tinta_branca } } #declare peao_cinza = cone { < 0.50, 0.50, 1.00 >, 0.40, < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.00 texture { tinta_cinza } } #declare peao_branco = cone { < 0.50, 0.50, 1.00 >, 0.40, < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.00 texture { tinta_branca } } #declare torre_cinza = cylinder { < 0.50, 0.50, 1.00 >, < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.40 texture { tinta_cinza } } #declare torre_branca = cylinder { < 0.50, 0.50, 1.00 >, < 0.50, 0.50, 2.00 >, 0.40 texture { tinta_branca } } // Aqui está a cena, finalmente: #declare roleta=seed(12345); #declare i=0; #while(i<100) #declare j=0; #while(j<100) #if(mod(i+j,2)=0) object { boxe_branca translate} #declare j = j + 1; #declare aleatorio = int(50*rand(roleta)); #if(aleatorio = 1) object { rainha_cinza translate} #end #if(aleatorio = 12) object { rainha_branca translate} #end #if(aleatorio = 5) object { peao_cinza translate} #end #if(aleatorio = 15) object { peao_branco translate} #end #if(aleatorio = 9) object { torre_cinza translate} #end #if(aleatorio = 19) object { torre_branca translate} #end #else object { boxe_preta translate} #declare j = j + 1; #declare aleatorio = int(50*rand(roleta)); #if(aleatorio = 1) object { rainha_cinza translate} #end #if(aleatorio = 12) object { rainha_branca translate} #end #if(aleatorio = 5) object { peao_cinza translate} #end #if(aleatorio = 15) object { peao_branco translate} #end #if(aleatorio = 9) object { torre_cinza translate} #end #if(aleatorio = 19) object { torre_branca translate} #end #end #end #declare i = i + 1; #end