// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 80.00, 80.00, 8.00 > // Posição do observador. right 1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 50.00, 50.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare branco = texture { pigment { color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cinza = texture { pigment { color rgb < 0.40, 0.40, 0.40 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare caixa_branca = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 1.00, 1.00, 1.00 > texture { branco } } #declare caixa_preta = box { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 1.00, 1.00, 1.00 > texture { preto } } #declare torre_branca = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 1.50 >, 0.40 texture { branco } } #declare torre_preta = cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 1.50 >, 0.40 texture { cinza } } #declare peao_branco = union { cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 0.30 >, 0.40 texture { branco } } cylinder { < 0.00, 0.00, 0.30 >, < 0.00, 0.00, 1.50 >, 0.10 texture { branco } } } #declare peao_preto = union { cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 0.30 >, 0.40 texture { cinza } } cylinder { < 0.00, 0.00, 0.30 >, < 0.00, 0.00, 1.50 >, 0.10 texture { cinza } } } #declare rei_branco = union { cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 1.50 >, 0.40 texture { branco } } cylinder { < 0.00, 0.00, 1.50 >, < 0.00, 0.00, 2.00 >, 0.05 texture { branco } } cylinder { < 0.00, 0.00, 2.00 >, < 0.00, 0.00, 2.50 >, 0.15 texture { branco } } texture { branco } } #declare rei_preto = union { cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 1.50 >, 0.40 texture { cinza } } cylinder { < 0.00, 0.00, 1.50 >, < 0.00, 0.00, 2.00 >, 0.05 texture { cinza } } cylinder { < 0.00, 0.00, 2.00 >, < 0.00, 0.00, 2.50 >, 0.15 texture { cinza } } texture { cinza } } #declare roleta = seed(1); #declare i=0; #while(i<100) #declare j=0; #while(j<100) #if(mod(i+j,2)=0) object { caixa_branca translate} #declare randomico = int(80*rand(roleta)); #if(randomico=1) object { rei_preto translate } #end #if(randomico=2) object { torre_preta translate } #end #if(randomico=3) object { peao_preto translate } #end #if(randomico=4) object { rei_branco translate } #end #if(randomico=5) object { torre_branca translate } #end #if(randomico=6) object { peao_branco translate } #end #declare j = j + 1; #else object { caixa_preta translate} #declare randomico = int(80*rand(roleta)); #if(randomico=1) object { rei_preto translate } #end #if(randomico=2) object { torre_preta translate } #end #if(randomico=3) object { peao_preto translate } #end #if(randomico=4) object { rei_branco translate } #end #if(randomico=5) object { torre_branca translate } #end #if(randomico=6) object { peao_branco translate } #end #declare j = j + 1; #end #end #declare i = i + 1; #end object { rei_preto translate<0,0,1> }