// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare new_location = vaxis_rotate(< 0.00, 0.00, 10.00 >,y,clock*360); #declare new_locationn = vaxis_rotate(< +50.0, +30.0, +50.0 > ,y,clock*360); #declare new_locationnn = vaxis_rotate(< +50.0, -10.0, +10.0 > ,y,clock*360); camera { location new_location // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. //sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 2.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * new_locationn // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * new_locationnn // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } // Tintas #declare tinta_vermelho = texture { pigment { color rgb < 0.65, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_verde = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.65, 0.0 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_azul = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.0, 0.65 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_preto = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.0 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_branco = texture { pigment { color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare textura_nova = texture { pigment { bozo color_map{ [0.0 color rgb<1.0,1.0,1.0>] [0.5 color rgb<0.0,0.65,0.0>] } scale 0.2 } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } difference{ //Objetos object{ sphere{ <0,0,0> 1 texture{textura_nova} } } union{ object{ text{ ttf "arial.ttf" "C" 2,0 } translate<0,0,0.5> } object{ text{ ttf "arial.ttf" "A" 2,0 } translate<0,0,0.5> rotate<0,90,0> } object{ text{ ttf "arial.ttf" "S" 2,0 } translate<0,0,0.5> rotate<0,180,0> } object{ text{ ttf "arial.ttf" "A" 2,0 } translate<0,0,0.5> rotate<0,270,0> } } }