// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare camera1 = camera { location < 0.00, 0, -20.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0, 0> // Para onde a câmera está apontando. } #declare camera2 = camera { location < 3.00, 0 , 50.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. look_at < 3.00, 0, 0> // Para onde a câmera está apontando. } camera { camera2 } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -5, -1, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 0, 0, -20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.8 specular 0.1 roughness 0.005 ambient 0.1 } } /* falante e parte do cano*/ #declare corpo_falante = lathe { linear_spline 4, <0,0>, <1,0>, <1,3>,<3,4> } /*Cano mais comprido*/ #declare corpo = lathe { linear_spline 3, <0,0>, <1,0>, <1,7> } #declare juncao = sphere {<0,0,0>,1 } #declare interior_caixa = prism { linear_spline 0, 1, 6, <-5.5,-2>,<-5.5,-1.3>, <5.5,-1.3>,<6.0,-4>,<6,-2>,<-4.5,-2> } #declare interior_caixa1 = prism { linear_spline 0, 1, 5, <6,-4>,<8,-4>, <8,-3.3>,<6.0,-3.3>,<6,-4> } #declare interior_caixa2 = prism { linear_spline 0, 1, 5, <7.5,-4>,<8,-4>, <8,0>,<7.5,0>,<7.5,-4> } #declare moldura_caixa_parte_superior= union{object{interior_caixa texture {tinta_A}} object{interior_caixa1 texture {tinta_A}} object{interior_caixa2 texture {tinta_A}}} #declare interior_caixa3 = prism { linear_spline 0, 1, 6, <-2.5,-2>,<-2.5,-1.3>, <5.5,-1.3>,<6.0,-4>,<6,-2>,<-2.5,-2> } #declare moldura_caixa_parte_interior_superior= union{ object{interior_caixa3 texture {tinta_A}} object{interior_caixa1 texture {tinta_A}} object{interior_caixa2 texture {tinta_A}} } #declare moldura_caixa_parte_interior_lateral_inferior= prism { linear_spline 0, 1, 7, <-2.5,-1.8>, <-2.5,-5.5>, <11,-5.5>, <11,-4.8>, <-1.2,-4.8>, <-1.2,-1.8>, <-2.5,-1.8> } #declare moldura_caixa_parte_exterior_lateral_inferior= prism { linear_spline 0, 1, 7, <-6.5,2>, <-6.5,-9.0>, <11,-9.0>, <11,-8.2>, <-5.5,-8.2>, <-5.5,2>, <-6.5,2> } #declare moldura_caixa_parte_exterior_lateral_bocal= prism { linear_spline 0, 1, 5, <10.5,-9>, <11.5,-9>, <11.5,-4.8>, <10.5,-4.8>, <10.5,-9> } #declare maleta = prism { linear_sweep linear_spline 0, // varre a forma daqui ... 1, // ... ate aqui 10, // numero de pontos que constitue o prima ... <0,0>, <6,0>, <6,8>, <0,8>, <0,0>, //curva de fora <1,1>, <5,1>, <5,7>, <1,7>, <1,1> //curva de dentro } union{ object{corpo_falante texture {tinta_B} rotate <0,0,-90>translate<3,0,0>} object{corpo texture {tinta_B} rotate <0,0,-90> translate<-4,0,0>} object{corpo texture {tinta_B} translate<-4,-7,0>} object{juncao texture {tinta_B} translate<-4,0,0>} object{corpo texture {tinta_B} rotate <0,0,-90> translate<-4,-7,0>} object{juncao texture {tinta_B} translate<-4,-7,0>} object{corpo texture {tinta_B} rotate <0,0,-90> translate<3,-7,0>} object{moldura_caixa_parte_superior texture {tinta_B} rotate <90,0,0> } object{moldura_caixa_parte_interior_superior texture {tinta_B} rotate <270,0,0> translate <0,0,1>} object{moldura_caixa_parte_interior_lateral_inferior texture {tinta_A} rotate<-90,0,0> translate <0,0,1>} object{moldura_caixa_parte_exterior_lateral_inferior texture {tinta_A} rotate<-90,0,0> translate <0,0,1>} object{moldura_caixa_parte_exterior_lateral_bocal texture {tinta_A} rotate<-90,0,0> translate <0,0,1>} object{maleta texture {tinta_A} rotate<-90,0,0> scale <5,2.3,1> translate <-12.5,-11.8,1>} }