// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS #include "colors.inc" #include "textures.inc" #include "woods.inc" #include "stones.inc" background{ color rgb < 1, 1, 1 > } #declare tx_pedra = texture{ pigment{ granite } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } //scale 2.0 //T_Stone13 //Brushed_Aluminum } #declare tx_chao = texture{ pigment{ color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #declare alturaMonumento = 2.000; #declare larguraCaixa = 2.000; #declare alturaCaixa = 0.2; #declare comprimentoCaixa = 1.000; #declare anguloRotacao = 30; #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0>} #declare pedestal = cylinder{ < 0.00, 0.00, alturaMonumento >, < 0.00, 0.00, 0 >, 0.2 texture {tx_pedra} } #declare caixa = box{ <-larguraCaixa/2, -comprimentoCaixa/2, 0>, rotate translate <0, 0, alturaMonumento> texture {tx_pedra} } #declare texto = text{ ttf "mtcorsva.ttf" "Bla" 0.2, 0.0 texture { Gold_Metal } finish { reflection .25 specular 1 } rotate translate <-0.7, -0.5, alturaMonumento+alturaCaixa> } #declare monumento = union { object{ caixa } object{ pedestal } object{ texto} } #macro museu(numMonumentos, dist) union{ #declare i = 0; #while (i < numMonumentos) object{monumento translate } #declare i = i+1; #end } #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ // object{ eixos(3.00) } object{ chao texture{Silver_Metal}} object{ museu(3, 1.0)} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 10.0; #declare dir_camera = < 8.00, -5.00, 6.00 >; #declare dist_camera = 15.0; #declare intens_luz = 2.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)