// Exemplo de arquivo de descricao de ANIMAÇÃO para POV-ray // Last edited on 2009-09-24 15:40:22 by stolfi #macro quadro(tt) // Gera o quadro do filme (cena, luzes e câmera) // para o instante {tt} -- um número real entre 0 e 1. // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; // Um parãmetro que varia {+1, 00, -1, 00, +1}: #declare ctt = cos(2*pi*tt); // Um parâmetro que varia {00, +1, 00, -1, 00}: #declare stt = sin(2*pi*tt); #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 1, 0.50, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.95, 0.75, 0.70 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 0.2, 0.5, 1 > } // finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tx_letra = texture{ pigment{ color rgb < 0.89, 0.99, 0.6 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare bola = sphere { < 0, 0.00, 0.00 >, 1 texture { tinta_A } } #declare bola2 = cylinder { < -3, 0.00, 0.4 >, < 3, 0.00, 0.4 >, 0.6 texture { tinta_B } } #declare coneCima = cone { < 0, 0.00, 0.4 >, 0, < 0, 0.00, 1.5 >, 1.2 texture { tinta_C } } #declare asaEsquerda = cone { < 0, -1.00, 0 >, 0.3, < 0, -4.00, ctt*3 >, 0.0 texture { tinta_B } } #declare asaDireita = cone { < 0, 1.00, 0.0 >, 0.3, < 0, 4.00, ctt*3 >, 0.0 texture { tinta_B } } #declare textoLogo = text { ttf "verdana.ttf" "Vulca" 0.3, 0 finish { reflection .25 specular 1 } rotate <90,0,90> scale 0.7 translate <0.6,0.6,-0.6> texture{ tinta_C } } #declare textoLogo2 = text { ttf "verdana.ttf" "Net" 0.3, 0 finish { reflection .25 specular 1 } rotate <90,0,90> scale 0.7 translate <0.6,2.5,-0.6> texture{ tinta_A } } // Aqui está a cena, finalmente: #include "eixos.inc" union { difference { object { bola } object { bola2 } } object { coneCima } object { asaEsquerda } object { asaDireita } object { textoLogo } object { textoLogo2 } object{ eixos(4) } rotate 360*tt*z translate -1.5*ctt*y } #end // gera o quadro correspondente ao instante dado {clock}: quadro(clock)