// Exemplo de arquivo de descricao de ANIMAÇÃO para POV-ray // Last edited on 2009-09-24 15:40:22 by stolfi #macro quadro(tt) // Gera o quadro do filme (cena, luzes e câmera) // para o instante {tt} -- um número real entre 0 e 1. // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; // variacao da asa {+1, 00, -1, 00, +1}: #declare ctt = abs(60*sin(2*pi*tt)); // Um parâmetro que varia {00, +1, 00, -1, 00}: #declare stt = sin(2*pi*tt); #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.55 + 0.45*ctt, 0.80, 0.55 - 0.5*ctt > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tx_vermelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.0, 0.10 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_amarelo = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 1.0, 0.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare asa1 = box{ < 0, 0.7, 0.3 > < 1, 1.2, 0.4 > texture { tinta_B } } #declare asa2 = box{ < 0, 0.7, 0.3 > < -1, 1.2, 0.4 > texture { tinta_B } } #macro texto(conteudo, largura, escala, textura) union{ text{ ttf "arial.ttf" conteudo largura, 0.0 scale escala texture{ textura } translate<-0.25,0,-0.25> rotate<90,0,90> } } #end // Aqui está a cena, finalmente: #include "eixos.inc" // Aqui está a cena union{ //eixos //object{ eixos(3.00) } object{texto("UNICAMP", 1, 0.5, tinta_A) rotate 360*tt*z } object{asa1 rotate<0,ctt,360*tt>} object{asa2 rotate<0,-ctt,360*tt>} scale 2 } #end //fim da macro // gera o quadro correspondente ao instante dado {clock}: quadro(clock)