// Exemplo de arquivo de descricao de ANIMAÇÃO para POV-ray // Last edited on 2009-09-24 15:40:22 by stolfi #macro quadro(tt) // Gera o quadro do filme (cena, luzes e câmera) // para o instante {tt} -- um número real entre 0 e 1. // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== #declare tx_violet = texture{ pigment{ color rgb < 0.54, 0.17, 0.88 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare cons = 60*sin(2*pi*tt); // Um parãmetro que varia {+1, 00, -1, 00, +1}: #declare ctt = cos(2*pi*tt); // Um parâmetro que varia {00, +1, 00, -1, 00}: #declare stt = sin(2*pi*tt); #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.55 + 0.45*ctt, 0.80, 0.55 - 0.5*ctt > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare furo = cylinder { < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 1.50 texture { tinta_B } } #declare pino = cylinder { < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.5 + 0.3*stt texture { tinta_B } } #declare logotipo = union{ box { <0,-1.5,0>, <0.7,0,0.3> texture{tinta_A} translate<0,0,0.3> rotate -cons*x } box { <0,-1.5,0>, <0.7,0,0.3> texture{tinta_A} translate<0,2.8,0.3> rotate cons*x*0.3 } text {ttf "arial.ttf" "JG" 0.5, 0.0 texture{tx_violet} rotate <90,0,90> translate<0.0,0.0, 0.0>} } // Aqui está a cena, finalmente: object { logotipo translate<0,-4+(tt*8),2*sin(2*pi*tt)> } #end // gera o quadro correspondente ao instante dado {clock}: quadro(clock)