#macro logotipo(angulo) #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.55, 0.80, 0.55 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // objetos da cena #declare letra = union{ difference { box{ <-0.1, 0, 0.9>, <0.1, 1, 1.2> texture{tinta_A}} text{ ttf "arial.ttf" "DIRSO" 0.4 0.0 scale<0.3, 0.3, 1> rotate<0, 0, 90> rotate<0, 90, 0> translate<-0.15,0.04,0.95> } } } #declare asa = intersection{ box{<0.25,0,0.05>,<-0.25,1,-0.05>} cone{ <0,0,0>, 0.5, <0,1,0>, 0.1} } union { object{ asa texture{tinta_B} rotate angulo*x} object{ asa rotate angulo*x scale<0,-1,0> translate<0,-2,0> texture{tinta_B} } object{ letra translate<0,-1,-1> scale<2,2,2>} } #end #macro quadro(tt) // Gera o quadro do filme (cena, luzes e câmera) // para o instante {tt} -- um número real entre 0 e 1. // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < -12.00, 0.00, 0.00 > // Posição do observador. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < -50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; // Um parãmetro que varia {+1, 00, -1, 00, +1}: #declare ctt = cos(2*pi*tt); // Um parãmetro que varia {+1, 00, -1, 00, +1} mais rapido: #declare ctt4 = cos(6*pi*tt); // Um parâmetro que varia {00, +1, 00, -1, 00}: #declare stt = sin(2*pi*tt); // Aqui está a cena, finalmente: object { logotipo(-30*ctt4) scale<2,2,2> translate<0,ctt,2*stt>} #end // gera o quadro correspondente ao instante dado {clock}: quadro(clock)