// Exemplo de arquivo de descricao de ANIMAÇÃO para POV-ray // Last edited on 2009-09-24 15:40:22 by stolfi #macro quadro(tt) // Gera o quadro do filme (cena, luzes e câmera) // para o instante {tt} -- um número real entre 0 e 1. // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0, 0, 5.0 > // Posição do observador. right -10.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 7.500*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; // Um parãmetro que varia {+1, 00, -1, 00, +1}: #declare ctt = cos(2*pi*tt); // Um parâmetro que varia {00, +1, 00, -1, 00}: #declare stt = sin(2*pi*tt); #declare wingtt = cos(10*pi*tt); #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.55 + 0.45*ctt, 0.80, 0.55 - 0.5*ctt > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare chassi = box{<0,0,0>, <4, 7, 3>} #macro peh() object{ box{<-0.5,-0.5,-0.5>, <0.5, 2, 0.5>} } #end #macro subperna(beta) union{ object{ cylinder{<0,0,0>, <0,0,4>, 0.5 } translate -3.5*z } object{ peh() rotate -beta*x translate -3*z } } #end #macro perna(alfa, beta) union{ object{ cylinder {<0,0,0>, <0,0,3>, 0.5} translate -2.5*z } object{ subperna(beta) rotate -alfa*x translate -2*z } texture{tinta_B} } #end #macro carro(alfa, beta, gama, delta) union{ object{ box{<0,0,0>, <4,7,3>} texture{tinta_A}} //corpo object{ perna(alfa, beta) rotate gama*x rotate -delta*z translate <4.5,5,1> } object{ perna(alfa, beta) rotate gama*x rotate (180+delta)*z translate <4.5,2,1> } object{ perna(alfa, beta) rotate gama*x rotate (delta)*z translate <-0.5,5,1> } object{ perna(alfa, beta) rotate gama*x rotate (180-delta)*z translate <-0.5,2,1> } } #end // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ //perna(90, 45) carro(90, 30, 120, 30) } } #end // gera o quadro correspondente ao instante dado {clock}: quadro(clock)