// Editado por Andre Cesarino, RA 041939. // Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Feito por Stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } #declare vermelho_fosco = texture { pigment{ color rgb <1.00, 0.00, 0.00>} finish { diffuse 1 specular 0.2 } } #declare verde_fosco = texture { pigment{ color rgb <0.00, 1.00, 0.00>} finish { diffuse 1 specular 0.2 } } #declare azul_fosco = texture { pigment{ color rgb <0.00, 0.00, 1.00>} finish { diffuse 1 specular 0.2 } } #declare branco_fosco = texture { pigment{ color rgb <1.00, 1.00, 1.00>} finish { diffuse 1 specular 0.2 } } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 1.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 1.000; // Partes da cena: #declare bolinha = sphere{ < 0,0,0 >, 0.20 } #declare bolota = sphere{ < 2,0,0 >, 1.50 } #declare bola = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pino = cylinder{ < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture{ tx_vidro } } #declare furo = cylinder{ <-0.5,0,3.8 >, <-0.5,5,3.8>, 0.2 texture{ branco_fosco} } #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #declare caixa_maior = box{ <-2,-2,-2>, <+2,+2,2> } #declare caixa_menor = box{ <-1.5,-1.5,-1.5>, <+1.5,+1.5,+2.1,> } //Corrente da caixa-surpresa #declare corrente = union { object {bolinha translate <0,0,0.6> texture {branco_fosco}} object {bolinha translate <0,0,0.95> texture {branco_fosco}} object {bolinha translate <0,0,1.3> texture {branco_fosco}} object {bolinha translate <0,0,1.65> texture {branco_fosco}} object {bolinha translate <0,0,2> texture {branco_fosco}} object {bolinha translate <0,0,2.35> texture {branco_fosco}} object {bolinha translate <0,0,2.7> texture {branco_fosco}} } //Rosto da caixa-surpresa #declare rosto_surpresa = union { object {bola translate <0,0,3.5> texture {vermelho_fosco}} intersection { object {bola translate <0,0,3.6> texture {branco_fosco}} object {furo texture {branco_fosco}} } intersection { object {bola translate <0,0,3.6> texture {branco_fosco}} object {furo translate <+1,0,0> texture {branco_fosco}} } object { cone {<0,0,4.4>,1,<0,0,5.5>,0} texture {azul_fosco}} } #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } /* object{ bolota translate < -2,+1,+3 > texture{ tx_fosca } } object{ bolota translate < -3,+2,+1 > texture{ tx_vidro } } object{ bolinha translate < +5,+4,+2 > texture{ tx_vidro } interior { ior 1.01 } } object { bola translate < 0,0,0 > texture {vermelho_fosco}} */ //Embalagem da caixa-surpresa difference { object {caixa_maior texture { azul_fosco }} object {caixa_menor texture { verde_fosco}} } //Corrente da caixa-surpresa object {corrente} object {rosto_surpresa} /* difference{ union{ object{ bola } object{ pino } } object{ furo } } } */ } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, +1.00 >; #declare raio_cena = 8.0; #declare dir_camera = < 1.00, 7.00, 5.00 >; #declare dist_camera = 30.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)