// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb <0.75, 0.80, 0.85> } #declare tx_xadrez = texture { pigment { checker color rgb <0.10, 0.20, 0.60>, color rgb <0.80, 0.97, 0.90> } finish { diffuse 0.6 ambient 0.2 reflection 0.15 roughness 0.008 specular 0.80 } scale 0.6 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #include "eixos.inc" #declare chao = box { <-40, -40, -1>, <40, 40, 0> } #declare caixa = box { <-3, -3, -3>, <3, 3, 3> pigment { color rgb <0.6, 0.7, 0.8> } } #declare caixa_vazio = box { <-2.9, -2.9, -2.9>, <2.9, 2.9, 2.9> pigment { color rgb <0.6, 0.7, 0.8> } } #declare buraco_caixa = box { <-2.9, -2.9, -2.9>, <2.9, 2.9, 2.9> pigment { color rgb <0, 0, 0> } } #declare bastao = cylinder { <0, 0, 0>, <0, 0, 4>, 0.5 pigment { color rgb <0.8, 0.7, 0.6> } } #declare corpo = cone { <0, 0, 0>, 2.3, <0, 0, 4>, 0 pigment { color rgb <0.30, 0.85, 0.11> } } #declare cabeca = sphere { <0, 0, 0>, 1.5 pigment { color rgb <1, 1, 1> } } #declare chapeu = cone { <0, 0, 0>, 1.4, <0, 0, 2> 0 pigment { color rgb <0.5, 0.5, 0.5> } } #declare braco = cylinder { <0, 0, 0>, <2, 0, 0>, 0.3 pigment { color rgb <0, 1, 1> } } #declare manivela1 = cylinder { <0, 0, 0>, <0, 2, 0>, 0.2 pigment { color rgb <1, 0, 0> } } #declare manivela2 = cylinder { <0, 0, 0>, <0, 0, 1>, 0.2 pigment { color rgb <1, 0, 0> } } #declare manivela3 = cylinder { <0, 0, 0>, <0, 1, 0>, 0.2 pigment { color rgb <1, 0, 0> } } // Aqui está a cena, finalmente: union{ // Chao object { chao translate <0, 0, -5> texture { tx_xadrez } } // Caixa difference{ object { caixa translate < 0, 0, 3> } object { buraco_caixa translate <0, 0, 3.1> } } // Boneco object { bastao translate <0, 0, 6> } object { corpo translate <0, 0, 8> } object { braco rotate <0, 30, 120> translate <0, 1, 10> } object { braco rotate <0, 30, -30> translate <0, -1, 10> } object { cabeca translate <0, 0, 12> } object { chapeu translate <0, 0, 13> } // Manivela object { manivela1 translate <0, 3, 3> } object { manivela2 translate <0, 5, 3> } object { manivela3 translate <0, 5, 4> } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 50.0; #declare dir_camera = < 8.00, 5.00, 5.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)