// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.50, 0.50, 0.50 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 5.8 roughness 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.1 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #declare bolinha1 = sphere{ < 0,0,1 >, 0.3 texture {tx_plastico} } #declare bolinha2 = sphere{ < -1,-1.4,1.5 >, 0.3 texture {tx_plastico} } #declare caixa = box{ < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 > texture {tx_vidro} } #declare caixa2 = box{ < -1.90, +1.90, -0.90 >, < +1.90, -1.90, +1.01 > texture {tx_vidro} } #declare cubo = box{ < 1.1, 1.3, +0.9 >, < 0.6, 1.8, +1.4 > texture {tx_plastico} } #declare cilindro = cylinder{ < 0.8, -1.5, +0.2 >, < 0.8, -1.5, +1.2 >, 0.3 texture{ tx_plastico } } #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_vidro } } difference { object{ caixa } object{ caixa2 } } object{ bolinha1 } object{ bolinha2 } object{ cilindro } object{ cubo } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 6.0; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)