// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.5 ambient 0.5 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: //macro da pa movel do pegador #macro pa_movel (ANGULO) union{ cylinder { <0, 0, 0>, <0, 1, 0> 0.5 texture {tx_fosca} } box { <0, 0, 0>, <5, 1, -0.1> texture {tx_fosca} translate <0, 0, +0.5> } rotate <0, ANGULO, 0> } #end //pegador completo #macro pegador (ANGULO, POS) union{ object { pa_movel(ANGULO) translate<0, POS, 0>} object { pa_movel(ANGULO) scale<0, 0, -1> translate<0, POS, 0>} } #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(25) } //primeiro pegador, neutro object{ pegador(-8,0) } //segundo pegador, meio-fechado object{ pegador(0,2) } //terceiro pegador, fechado object{ pegador(5,4) } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 12.5; #declare dir_camera = < 1.00, 1.50, 1.00 >; #declare dist_camera = 12.5; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)