// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare esfera = sphere{ < 0, 0,0 >, 4 texture {tx_fosca} } #declare cone1 = cone{ < +5.00, +8.00, +12.00 >, 3, < +5.00, +8.00, +18.00>, 0 texture{ tx_xadrez } } #declare cilindro1 = cylinder{ < +5.00, +8.00, +2.00 >, < +5.00, +8.00, +12.00 >, 3.0 texture{ tx_plastico } } #declare cilindro2 = cylinder{ < +5.00, +1.70, +10.00 >, < +5.00, +13.20, +10.00 >, 2.0 texture{ tx_xadrez } } #declare caixa = box{ <0,0,0>, <+2,+25,+2> texture {tx_fosca} } #declare caixa2 = box{ <0,0,0>, <+2,+25,+2> texture {tx_fosca} } #declare furocaixa = box { <-0.01,-0.01,-0.01>, <+2.01, +18.01, +1.01> texture {tx_xadrez} } #include "eixos.inc" #macro funcaorotate (angulo) union { difference { object {caixa2 translate <-1, +0, +0> rotate } object {furocaixa translate < -1, +5, 0> rotate } } } #end #macro tudo (ANGULO) union { object { esfera } difference { object {caixa translate <-1, +0, -2> } object {furocaixa translate <-1, +5, -1> } } object {funcaorotate(ANGULO)} } #end // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(25.00) } object{tudo(0)} object{tudo(45) translate<0, 0, -30>} object{tudo(90) translate<0, 0, +20>} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.0, 0.00 >; #declare raio_cena = 80.0; #declare dir_camera = < 15000, 1.00, 1.00 >; #declare dist_camera = 30.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)