// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_roxo = texture{ pigment{ color rgb < 0.80, 0.20, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_rosca = texture{ pigment{ color rgb < 0.50, 0.80, 0.70 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // Partes da cena: #macro pegador (raio) union{ difference{ object { torus{ 0.5, 0.3 } translate < 0,0,0 > texture{ tx_roxo } } object { sphere{ <0,0,0>, raio } translate < 0,0,-0.5> texture{ tx_roxo } } } object { cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 0, 0, 2.3 >, 0.45 } translate < 0,0,0.2 > texture{ tx_roxo } } object { torus{ 0.3, 0.1 } rotate < 90,0,0 > translate < 0,0,-0.6 > texture{ tx_rosca } } } #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object{ pegador(0.60) translate < -3,0,0 > rotate < 0,0,120 > } object{ pegador(0.55) translate < 0,0,0 > rotate < 0,0,120 > } object{ pegador(0.45) translate < 3,0,0 > rotate < 0,0,120 > } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 6.5; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)