// CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 0.100; // Partes da cena: #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #macro pegador(P, E) union{ //cabo cylinder{ <0.00 , 1.00, 0.00 + P>, <0.00 , 5.00, 0.00 + P>, raio } //gatilho cylinder{ <0.00, E * 0.25, 0.500 + P>, <0.00, E * 0.25, -0.500 + P>, raio } //pegador vertical 1 cylinder{ <0.00, 0.00, 0.500 + P>, <0.00, 0.00, -0.500 + P>, raio } //pegador vertical 2 cylinder{ <0.00, 1.00, 0.500 + P>, <0.00, 1.00, -0.500 + P>, raio } //pegador horizontal 1 cylinder{ <0.00 , 0.00, 0.500 + P>, <0.00, 1.00, 0.500 + P>, raio } //pegador horizontal 2 cylinder{ <0.00, 0.00, -0.500 + P>, <0.00, 1.00, -0.500 + P>, raio } //juncao noroeste pegador sphere{ <0.00, 0.00, 0.500 + P>, raio } //juncao nordeste pegador sphere{ <0.00, 1.00, 0.500 + P>, raio } //juncao sudoeste pegador sphere{ <0.00, 0.00, -0.500 + P>, raio } //juncao sudeste pegador sphere{ <0.00, 1.00, -0.500 + P>, raio } //pinca vertical cylinder{ <0.00, 5.00, 0.500 + P>, <0.00, 5.00, -0.500 + P>, raio } //juncao norte pinca sphere{ <0.00, 5.00, 0.500 + P>, raio } //juncao sul pinca sphere{ <0.00, 5.00, -0.500 + P>, raio } //pinca horizontal 1 cylinder{ <0.00, 5.00, 0.500 + P>, <0.00, 6.00, 0.500 + P>, raio } //pinca horizontal 2 cylinder{ <0.00, 5.00, -0.500 + P>, <0.00, 6.00, -0.500 + P>, raio } //pinca diagonal 1 cylinder{ <0.00, 6.00, 0.500 + P>, <0.00, 7.00, ((E - 1) * 0.250) + P>, raio } //pinca diagonal 2 cylinder{ <0.00, 6.00, -0.500 + P>, <0.00, 7.00, ((E - 1) * -0.250) + P>, raio } //articulacao norte pinca sphere{ <0.00, 6.00, 0.500 + P>, raio } //articulacao sul pinca sphere{ <0.00, 6.00, -0.500 + P>, raio } } #end // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } object{ pegador(0.00,1) texture{ tx_plastico }} object{ pegador(2.00,2) texture{ tx_plastico }} object{ pegador(4.00,3) texture{ tx_plastico }} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 3.00, 2.00 >; #declare raio_cena = 6.0; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)