// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb <0.80, 0.80, 0.80> } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #include "eixos.inc" #include "colors.inc" #declare tamanho = 3; #declare rotX = 45; #declare dinheiro = box { <-0.2, 0, 0>, <0.2, 0.01, 1.3> pigment { color rgb <0, 1, 0> } } #macro chao(altura) plane { z, altura pigment { checker color rgb <0.4, 0.4, 0.4> color rgb <0.6, 0.6, 0.6> scale 6} finish { reflection 0.2 ambient 0.3 diffuse 0.1 } } #end #macro galho(n) cylinder { <0, 0, 0> <0, 0, n * tamanho>, n * 0.18 pigment { color rgb <0.63, 0.31, 0.18> } } #end #macro arvore(n) #if (n <= 1) union { object { galho(n) } object { dinheiro translate <0, 0, n * tamanho> } } #else union { object { galho(n) } object { arvore(n - 1) rotate translate <0, 0, n * tamanho> } object { arvore(n - 1) rotate translate <0, 0, n * tamanho> } object { arvore(n - 1) rotate translate <0, 0, n * tamanho> } } #end #end #macro copa(maior, menor) cone { <0, 0, 0>, maior <0, 0, 10>, menor pigment { color rgb <0, 0.5, 0> } } #end #declare folhagem = union { copa(20, 12) object { copa(14, 8) translate <0, 0, 10> } object { copa(10, 3) translate <0, 0, 17> } object { copa(7, 0) translate <0, 0, 22> } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { chao(0) } object { arvore(5) } object { folhagem translate <0, 0, 13> } object { arvore(5) translate <30, 30, 0> } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 100.0; #declare dir_camera = < 1.00, 20, 3 >; #declare dist_camera = 60.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)