// ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background { color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 0.4; // Raio do tronco #declare queda = 0.8; // Fator de escala #declare altura = 1.8; // Altura do tronco #declare abertura = 40; // Abertura dos galhos #declare rotz = seed(1234); #declare folha = box { <-0.5, -0.1, 0>, <0.5, 0.1, 2> pigment { image_map { jpeg "100.jpg" } rotate <0, 0, 90> rotate <90, 0, 0> scale <1, 1, 2> translate <-0.5, 0, 0> } } #declare tronco = cone { <0, 0, 0>, raio <0, 0, altura>, raio * queda pigment { image_map { jpeg "tronco.jpg" } rotate <0, 90, 0> scale <1, raio, altura> translate <0, -raio/2, 0> } } #macro arvore(n) union { object { tronco } #if (n = 0) object { folha translate <0, 0, altura> } #else object { arvore(n-1) scale queda rotate <0, -abertura, rand(rotz) * 360> translate <0, 0, altura> } object { arvore(n-1) scale queda rotate <0, 0, rand(rotz) * 360> translate <0, 0, altura> } object { arvore(n-1) scale queda rotate <0, +abertura, rand(rotz) * 360> translate <0, 0, altura> } #end } #end #declare chao = box { <-20, -20, 0>, <20, 20, 0> pigment { image_map { jpeg "grama.jpg" } scale <5, 5, 1> } } union { object { chao translate <0, 0, -1.5> } object { arvore(4) rotate <0, 0, -45> translate <0, 0, -1.5> } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 2.00 >; #declare raio_cena = 6.0; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)