// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb <0.95, 2.06, 1.75> } #declare din = texture{ pigment{ color rgb < 0.00, 2.55, 0.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare madeira = texture{ pigment{ color rgb < 1.60, 0.25, 0.19 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: // eixos(saindo ;lateral ;cima #macro arvore(dim, alt, niv) #local raio = dim/2; #local altg = alt-0.3; #declare tronco = cylinder{ <0,0,0>, <0,0,alt>, dim texture{madeira} } #declare nodulo = sphere{ <0,0,alt>, dim texture{madeira} } #if(niv=0) #declare dinheiro = polygon{ 4, <0,0,0>, <0.2,0,0>, <0.2,0,0.4>, <0,0,0.4> texture {din} } object{dinheiro rotate<0,20,0> translate<0,0,dim>} #else union{ object{tronco} object{nodulo} object{arvore(raio, alt-0.3, niv-1) rotate<0,45,0> translate<0,0,alt>} object{arvore(raio, alt-0.3, niv-1) translate<0,0,alt>} object{arvore(raio, alt-0.3, niv-1) rotate<0,-45,0> translate<0,0,alt>} } #end #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{eixos(3.00)} object{arvore(0.2, 2, 3)} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 3.00 >; #declare raio_cena = 10.0; #declare dir_camera = < 5.00, 45.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 10.0; #declare intens_luz = 2.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)