// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_galho = texture{ pigment{ color rgb < 139/255, 69/255, 19/255 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_folha = texture{ pigment{ color rgb < 0.1, 1, 0.1 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 10.000; #declare tronco = cone { <6, 6, 21>, 3, <6, 6, 23> , 0 } #macro arvore(n, angulo, deslocZ, deslocY, deslocX, tronco, lado) #local tamanho = pow(2,n); #local raiobase = pow(2,n-3); #local raiotopo = pow(2,n-4); #local movZ = 3*tamanho/5+deslocZ; #local movY = deslocY; #local movX = deslocX; #local rotacao = 0; #if(tronco = 0) #if (mod(n, 2)) #local rotacao = angulo*x; #local movY = movX+lado*3*tamanho/5; #else #local rotacao = angulo*y; #local movX = movX+lado*3*tamanho/5; #end #end #if (n = 0) box { <0,0,0>, <0,-1,-2> translate texture {tx_folha} } #else union{ cone { <0,0,0>, raiobase <0,0,tamanho>, raiotopo rotate rotacao translate texture {tx_galho} } box { <0,0,0>, <0,1,2> translate texture {tx_folha} } object{arvore(n-1, 45, movZ, movY, movX, 0, 1) } object{arvore(n-1, -45, movZ, movY, movX, 0, -1) } } #end #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object {eixos(15.00) } object {arvore(5, 0, 0, 0, 0, 1, 0) } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 70.0; #declare dir_camera = < 70.00, 70.00, 70.00 >; #declare dist_camera = 80.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)