// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare esfera = sphere{ < 0, 0,0 >, 4 texture {tx_fosca} } #declare cone1 = cone{ < +5.00, +8.00, +12.00 >, 3, < +5.00, +8.00, +18.00>, 0 texture{ tx_xadrez } } #declare cilindro1 = cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 0, 0, +10.00 >, 0.8 texture{ tx_plastico } } #declare moeda = cylinder{ < 0, 0, 0 >, < +0.80, +0, +0 >, 0.5 texture{ tx_xadrez } } #include "eixos.inc" #macro arvore(n, raio, altura) #if (n=0) union{ object { cilindro1 } object { moeda translate <+0.5, +0, +10> } object { moeda translate <+0.5, +0.5, +9> } object { moeda translate <+0.5, -0.5, +9> } } #else union { object { cylinder { <0,0,0>, <0,0,altura>, raio texture { tx_plastico } } } object { arvore(n-1, 2/3 * raio, 4/5 *altura) scale<1, 1, 5/6> rotate <20,0,0> translate <0, 0, 4/5 * altura>} object { arvore(n-1, 2/3 * raio, 4/5 *altura) scale<1, 1, 5/6> rotate <40, 0,0> translate <0, 0, 4/5 *altura>} object { arvore(n-1, 2/3 * raio, 4/5 *altura) scale<1, 1, 5/6> rotate <-20, 0,0> translate <0, 0, 4/5 *altura>} object { arvore(n-1, 2/3 * raio, 4/5 *altura) scale<1, 1, 5/6> rotate <-40, 0,0> translate <0, 0, 4/5 *altura>} } #end #end // Aqui está a cena, finalmente: union{ object { arvore(3, 2, 8) } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.0, 0.00 >; #declare raio_cena = 50.0; #declare dir_camera = < 1.00, 1.00, 1.00 >; #declare dist_camera = 30.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)