// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_folha = texture{ pigment{ color rgb < 0, 1, 0 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_galhoss = texture{ pigment{ color rgb < 0.7, 0.5, 0.2 > } finish{ diffuse 1 ambient 0.1 } } #declare tx_galhos = pigment { wood turbulence 0.05 scale <0.2, 0.2, 1> color_map { [0.1 rgb <0.42, 0.26, 0.15>] [0.9 rgb <0.52, 0.37, 0.26>] } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 1.000; // Partes da cena: #declare galhos = cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 0, 0, -3.5 >, raio texture{ tx_galhos } } #macro arvore(yi,yf,zi,zf,n,raio,comp) #if ( n = 0 ) union{ cylinder{ < 0, yi, zi>, < 0, yf, zf>, 0.1*raio texture{ tx_galhos } } box{ < 0, yf+0.125, zf >, < 0, yf-0.125, zf-0.5 > texture{ tx_folha } } } #else union{ cylinder{ < 0, yi, zi>, < 0, yf, zf>, 0.1*raio texture{ tx_galhos } } box{ < 0, yf-0.125, zf-0.5 >, < 0, yf+0.125, zf > texture{ tx_folha } } object{ arvore(yf,yf+1*comp,zf,zf+1*comp,n-1,raio/2,comp/2) } object{ arvore(yf,yf-1*comp,zf,zf+1*comp,n-1,raio/2,comp/2) } } #end #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: object { arvore(0,0,-3,-1,3,3,2) } object { arvore(0,0,-1,0,3,2.3,1) } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 6.0; #declare dir_camera = < 21.00, 2.00, 4.00 >; //#declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 2.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)