// Trabalho prático 01 // Douglas F. Drumond // 023569 // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = .75; // Partes da cena: #declare escala = 1.1; #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #declare altura = 2; #macro haste(orientacao) #declare concha = sphere { <0,0,2>, raio scale <1, 0.5, 2> } #declare largura = 0.5; #declare profundidade = 0.2; #declare origem = 0; #declare cabo = box { <-largura/2, -profundidade/2, origem> } union { object{ cabo texture{ tx_fosca }} difference { object{ concha translate <0, 0, -raio*escala> texture{ tx_fosca } } // object{ concha translate <0, orientacao*0.5*raio*escala, -0.5> texture{ tx_fosca } } } } #end #macro pegador(angulo) union { object{haste(-1) translate <0, 0, 0> rotate } object{haste( 1) translate <0, 0, 0> rotate <-angulo/2, 0, 0>} } #end #declare pescoco = cylinder { < -0.50, -0.50, 0.00 >, < -0.50, -0.50, 1.00 >, 0.50 texture{tx_fosca} } #declare cara = sphere { < 0.0, -0.40, 0 >, 1 texture { tx_fosca } } #macro cabeca() union { object{pescoco} object{cara translate<0,0,2>} } #end #include "eixos.inc" // Cena: union{ object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } object{cabeca()} object{pegador(45) translate<0, -3, 0>} // object{pegador(25) translate <-2,-1,0>} // object{pegador(70) translate <-4,1,0>} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 6.0; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)