// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.75, 0.75, 0.75 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_plastico2 = texture{ pigment{ color rgb < 0.80, 0.52, 0.25 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } #declare tx_xadrez2 = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.60, 0.32, 0.10 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #include "eixos.inc" #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #declare corpo = cylinder { <0,0,0>, <0,0,4>, 1.1 } #declare cabeca = sphere { <0,0,0>, 1.3 } #declare orelha = cone { <0,0,0>, 0.4, <0,0,2>, 0.0 } #declare parte_braco = cylinder { <0,0,0>, <0,2,0>, 0.3 } #declare parte_antebraco = cylinder { <0,0,0>, <0,1.5,0>, 0.2 } #declare parte_perna = cylinder { <0,0,0>, <0,0,1.2>, 0.3 } #declare pe = box { <0,0,0>, <1,1.5,1> } // Aqui está a cena, finalmente: #macro braco(angulo_antebraco) union{ object { parte_braco } object { antebraco() rotate translate<0,2,0> } } #end #macro antebraco() union{ object { parte_antebraco } } #end #macro coxa(angulo_bota) union{ object { parte_perna rotate<0,0,-180> } object { anteperna(angulo_bota) translate<0,0,-1.2> scale<0.7,0.7,0.7>} } #end #macro anteperna(angulo_bota) union{ object { parte_perna rotate<0,0,-180> } object { bota() rotate } } #end #macro bota() union{ object { pe translate<-0.5,-1.2,-1> } } #end #macro coelho() union{ object{ corpo texture{tx_plastico} } object{ cabeca translate <0,0,5> texture{tx_plastico} } object{ orelha rotate <20,0,0> translate <0,-0.5,6.2> texture{tx_plastico} } //orelha direita object{ orelha rotate <-20,0,0> translate <0,0.5,6.2> texture{tx_plastico} } //orelha esquerda object{ braco(90) rotate<-30,0,0> translate<0,1.1,3.7> texture{tx_plastico} } //braco esquerdo object{ braco(30) rotate<-50,0,0> scale<1,-1,1> translate<0,-1.1,3.7> texture{tx_plastico} } //braco direito object{ coxa(-30) translate<0,-0.9,-1.2> } //perna direita object{ coxa(30) translate<0,-0.9,-1.2> scale<1,-1,1> } //perna esquerda } #end union{ //object{ chao translate < 0,0,0 > texture{tx_plastico} } object{ coelho() texture{tx_plastico} } //object{ parte_perna translate <0,-0.6,-1.2> } object{ eixos(4) } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 12.0; #declare dir_camera = < 7.00, 0.00, -0.0 >; #declare dist_camera = 26.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)