// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.90, 0.88, 0.88 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_plastico2 = texture{ pigment{ color rgb < 0.99, 0.0, 0.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } #declare tx_xadrez2 = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.60, 0.32, 0.10 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DECLARAÇÃO DE OBJETOS #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #include "eixos.inc" #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #declare corpo = cylinder { <0,0,0>, <0,0,4>, 1.1 } #declare cabeca = sphere { <0,0,0>, 1.3 } #declare orelha = cone { <0,0,0>, 0.4, <0,0,2>, 0.0 } #declare parte_braco = cylinder { <0,0,0>, <0,2,0>, 0.3 } #declare parte_antebraco = cylinder { <0,0,0>, <0,1.5,0>, 0.2 } #declare parte_perna = cylinder { <0,0,0>, <0,0,-1.2>, 0.3 } #declare pe = box { <0,0,0>, <1,1.5,1> } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DE MACROS #macro braco(angulo_antebraco) union{ object { parte_braco } object { antebraco() rotate translate<0,2,0> } } #end #macro antebraco() union{ object { parte_antebraco } } #end #macro coxa(angulo_anteperna, angulo_bota) union{ object { parte_perna } object { anteperna(angulo_bota) rotate translate<0,0,-1.2> scale<0.7,0.7,0.7>} } #end #macro anteperna(angulo_bota) union{ object { parte_perna } object { bota() rotate<0,0,angulo_bota> translate<0,0,-1.2> } } #end #macro bota() union{ object { pe translate<-0.5,-1.2,-1> } } #end #macro cabeca_toda() union{ object{ cabeca translate <0,0,5> texture{tx_plastico} } object{ cabeca scale<0.1,0.1,0.1> translate<1,-0.6,5.5> texture{ tx_plastico2 } } //olho direito object{ cabeca scale<0.1,0.1,0.1> translate<1,0.6,5.5> texture{tx_plastico2} } //olho esquerdo object{ orelha rotate <20,0,0> translate <0,-0.5,6.2> texture{tx_plastico} } //orelha direita object{ orelha rotate <-20,0,0> translate <0,0.5,6.2> texture{tx_plastico} } //orelha esquerda } #end #macro coelho(ang_bracoesq, ang_antebracoesq, ang_bracodir, ang_antebracodir, ang_pernaesq, ang_antepernaesq, ang_botaesq, ang_pernadir, ang_antepernadir, ang_botadir,rot_cabeca) union{ object{ corpo texture{tx_plastico} } object{ cabeca_toda() rotate<0,0,rot_cabeca> } object{ braco(ang_antebracoesq) rotate translate<0,1.1,3.7> texture{tx_plastico} } //braco esquerdo object{ braco(ang_antebracodir) rotate scale<1,-1,1> translate<0,-1.1,3.7> texture{tx_plastico} } //braco direito object{ coxa(ang_antepernadir,ang_botadir) rotate translate<0,-0.9,0> } //perna direita object{ coxa(ang_antepernaesq,ang_botaesq) rotate translate<0,-0.9,0> scale<1,-1,1> } //perna esquerda } #end // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA union{ //object{ chao translate < 0,0,0 > texture{tx_plastico} } object{ coelho(60,-50, -60,50, -90,90,0, 0,-90,180,45) /*translate<0,-5,0>*/ texture{tx_plastico} } //coelho da esquerda //object{ coelho(60,70, 30,80, -80,70,50, 10,70,50,50) rotate<30,0,0> translate<0,5,0> texture{tx_plastico} } //coelho da direita object{ eixos(4) } } // ====================================================================== // ANIMAÇÃO #declare NQ=6; //Num de quadros #declare argA1 = array[NQ]; #declare argA2 = array[NQ]; #declare argB1 = array[NQ]; #declare argB2 = array[NQ]; #declare argC1 = array[NQ]; #declare argC2 = array[NQ]; #declare argC3 = array[NQ]; #declare argD1 = array[NQ]; #declare argD2 = array[NQ]; #declare argD3 = array[NQ]; #declare argE = array[NQ]; //CENA 0 #declare argA1[0] = 60; #declare argA2[0] = -50; #declare argB1[0] = 60; #declare argB2[0] = -50; #declare argC1[0] = -90; #declare argC2[0] = 90; #declare argC3[0] = 0; #declare argD1[0] = -90; #declare argD2[0] = 90; #declare argD3[0] = 0; #declare argE[0] = 0; //CENA 1 #declare argA1[1] = -60; #declare argA2[1] = 50; #declare argB1[1] = 60; #declare argB2[1] = -50; #declare argC1[1] = -90; #declare argC2[1] = 90; #declare argC3[1] = 0; #declare argD1[1] = -90; #declare argD2[1] = 90; #declare argD3[1] = 0; #declare argE[1] = 0; //CENA 2 #declare argA1[2] = -60; #declare argA2[2] = 50; #declare argB1[2] = 60; #declare argB2[2] = -50; #declare argC1[2] = 0; #declare argC2[2] = -90; #declare argC3[2] = 180; #declare argD1[2] = -90; #declare argD2[2] = 90; #declare argD3[2] = 0; #declare argE[2] = 45; //CENA 3 #declare argA1[3] = 60; #declare argA2[3] = -50; #declare argB1[3] = -60; #declare argB2[3] = 50; #declare argC1[3] = -90; #declare argC2[3] = 90; #declare argC3[3] = 0; #declare argD1[3] = 0; #declare argD2[3] = -90; #declare argD3[3] = 180; #declare argE[3] = -45; //CENA 4 #declare argA1[4] = 60; #declare argA2[4] = -50; #declare argB1[4] = -60; #declare argB2[4] = 50; #declare argC1[4] = -90; #declare argC2[4] = 90; #declare argC3[4] = 0; #declare argD1[4] = -90; #declare argD2[4] = 90; #declare argD3[4] = 0; #declare argE[4] = 0; //CENA 5 #declare argA1[5] = 60; #declare argA2[5] = -50; #declare argB1[5] = 60; #declare argB2[5] = -50; #declare argC1[5] = -90; #declare argC2[5] = 90; #declare argC3[5] = 0; #declare argD1[5] = -90; #declare argD2[5] = 90; #declare argD3[5] = 0; #declare argE[5] = 0; #declare tempo=array[NQ]; #declare tempo[0]= 0.00; #declare tempo[1]= 0.20; #declare tempo[2]= 0.40; #declare tempo[3]= 0.60; #declare tempo[4]= 0.80; #declare tempo[5]= 1.00; #macro danca_da_mumia(fase) #end #macro interpola(f0,v0,f1,v1, f) #local ss= (f-f0)/(f1-f0); #local rr= 1-ss; (rr*v0 + ss*v1) #end #macro quadro_anterior(fase) #local i=0; #while(i=fase)) #local resp=i; #end #local i=i+1; #end resp #end #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 14.0; #declare dir_camera = < 7.00, 0.00, 1.0 >; #declare dist_camera = 26.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)