// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: /*#declare bolinha = sphere{ < 0,0,0 >, 0.25 pigment { color rgb <1.00, 0.00, 0.00> } } #declare bolota = sphere{ < 0,0,0 >, 1.50 } #declare bola = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pino = cylinder{ < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture{ tx_fosca } } #declare furo = cylinder{ < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 0.75*raio texture{ tx_fosca } } #declare bastao = cylinder { < 0.00, -10.00, 0.00 >, < 0.00, 50.00, 0.00 >, 0.10 * raio } #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } */ #declare valores = array[1]; #declare valores[0] = 17; //#declare valores[1] = 5; /*#declare valores[2] = 32; #declare valores[3] = 78; #declare valores[4] = 25; #declare roleta = seed(113);*/ #macro bit (valor, defeito) // 1 é defeituoso e 0 é normal #if (valor) object{ union { box { <0, 0, 0>, <1, 1, 1> } cylinder { <0.5, 0.5, 1>, <0.5, 0.5, 1.5>, 0.10 } }} #else object {union { box { <0, 0, 0>, <1, 1, 1> } cylinder { <0.5, 0.5, 0>, <0.5, 0.5, -0.5>, 0.10 } }} #end #end #macro fileira (n, valor) // n é o número de bits, valor é um número decimal union { #local d = -4; #while (valor != 0) #if (mod(valor, 2) = 0) object { bit(0, 0) translate } #else object { bit(1, 0) translate } #end #local valor = int(valor / 2); #local d = d + 1.2; #local n = n - 1; #end #while (n != 0) object { bit(0, 0) translate } #local d = d + 1.2; #local n = n - 1; #end } #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: //fileira(6, 10) fileira(5, 10) object{ eixos(3.00) } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 6.0; #declare dir_camera = < 0.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)