// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS #include "colors.inc" background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #declare bola = sphere { <0,0,0>, 0.6 pigment { color Green } } #declare bastao = cylinder { <0,0,0>, <0,0,0.5>, 0.25 pigment { color Green } } #declare pino = union{ object { bola } object { bastao translate <0,0,0.4> } } #declare roleta = seed(417); #macro bit(valor, def) #if(def=1) object { pino rotate 90*x} #else #if(valor=1) object { pino } #else #if(valor=0) object { pino rotate 180*x} #end #end #end #end #macro fileira(n, valor, prob) #local nv = valor; #local i = 0; union { #while(i < n) #local def = (rand(roleta) < prob ); object { bit(mod(nv,2), def) translate <(2*i)-2,0,0> } #local nv = int(nv/2); #local i = i+1; #end } #end #macro moldura(m, n, j) box { <-n, -j,-m>, pigment { color Black } } #end #macro suporte(n) cylinder { <-n,0,0>, , 0.25 pigment { color Black } } #end #macro abaco(m, n, valores, prob) #local i = 0; union{ #while(i < m) object { union { object { fileira(n, valores[i], prob) } object { suporte(n+1) } } translate <0,0,m-1-2*i> } #local i = i+1; #end difference { object { moldura(m+1.5,n+1.5,1) } object { moldura(m+1,n+1,2) } } } #end // Aqui está a cena, finalmente: #declare vetor = array[3]; #declare vetor[0] = 3; #declare vetor[1] = 7; #declare vetor[2] = 6; #declare vetor1 = array[3]; #declare vetor1[0] = 2; #declare vetor1[1] = 5; #declare vetor1[2] = 1; object { abaco(3, 4, vetor, 0.08) translate <0,0,-5>} object { abaco(3, 3, vetor1, 0.08) translate <0,0,5>} #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 17.0; #declare dir_camera = <0,1,0>;//< 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 50.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)