// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_bola = texture{ pigment{ color rgb < 0.60, 0.70, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.90, 0.12, 0.20 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // Partes da cena: // orelha esquerda #declare caixa_fora = object { box{ <0,0,0>, <1,4,2> } translate < 0,0,0 > texture{ tx_bola } } #declare caixa_dentro = object { box{ <0,0,0>, <1.2,3.8,1.8> } translate < 0,0,0 > texture{ tx_bola } } #declare caixa = difference { object { caixa_fora translate < 0,0,0 > } object { caixa_dentro translate < -0.1,0.1,0.1 > } } #declare pino = cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 0, 0, 1 >, 0.1 texture{ tx_bola } } #declare rosca = cylinder{ < 0, 0, 0 >, < 0, 0, 0.3 >, 0.2 texture{ tx_fosca } } // ====================================================================== // Gerador de números aleatórios #declare roleta = seed(417); #macro bit_normal(valor) union { object{ pino translate < 0,0,0 > } object{ rosca translate < 0,0,0.7*valor > } } #end #macro bit(valor, defeito) #if (defeito) object{ pino } #else object{ bit_normal(valor) } #end #end #macro fileira(numbits, valor, prob) // n de bits, valor decimal, probabilidade #local r = int(valor); #local f = valor-r; #local k = 0; union { #while (k < numbits) #local vb = mod(r,2); #local def = (rand(roleta) < prob); #if (vb=0) object { bit(f,def) translate < 0,-1*k,0 > } #local f = 0; #else object { bit(1-f,def) translate < 0,-1*k,0 > } #end #local r = int(r/2); #local k = k+1; #end } #end #declare valores = array[5]; #declare valores[0] = 1*clock + 0*(1-clock); #declare valores[1] = 5*clock + 0*(1-clock);; #declare valores[2] = 10*clock + 0*(1-clock);; #declare valores[3] = 7*clock + 0*(1-clock);; #declare valores[4] = 13*clock + 0*(1-clock);; #macro abaco(m, n, valores, prob) #local i = 0; union { #while (i < m) object { fileira(n, valores[i], prob) translate< 0,0,-1.5*i > } #local i = i+1; #end } #end #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object{ chao translate < 0,0,-2 > texture{ tx_xadrez } } // CONTROLE POR AQUI O NUMERO DE LINHAS (M) E O NUMERO DE COLUNAS (N) // POIS AFETA A POSICAO NA TELA #local m = 4; #local n = 4; object{ abaco(m,n,valores,0.25) translate< 0,0,1.5*(m-1) > } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 3.00*clock >; #declare raio_cena = 10; #declare dir_camera = < 14.00, 0.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 10; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)