// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background { color rgb <0.80, 0.80, 0.80> } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #include "eixos.inc" #include "colors.inc" #declare espaco = 2; #declare alturaIni = 6; #declare alturaDesvio = 2; #macro escreve(a) text { ttf "latinwd.ttf" a 0.01, 0 } #end // Escreve as primeiras qtd letras #macro primeiras_letras(texto, qtd) #local i = 1; union { #while (i <= qtd) object { escreve(substr(texto, i, 1)) translate } #local i = i + 1; #end } #end // Desenha uma letra chegando por cima #macro letra_chegando(palavra, posletra, posini, desvio, frac, orientacao) #local fracBase = 0.4; #local fracDesvio = 0.7; object { escreve(substr(palavra, posletra, 1)) pigment { color rgb <1 - frac, 1 - frac, 1 - frac> } #if (frac < fracBase) translate #else #if (frac < fracDesvio) translate #else translate #end #end } #end // Escreve o logotipo animado #macro logotipo(texto, fase) #local n = strlen(texto); #local etapa = int(fase * n); #local frac = fase * n - etapa; #local letra = etapa + 1; #local orientacao = 1; union { // Escreve as letras que ja foram animadas primeiras_letras(texto, etapa) // Escreve a letra que esta chegando #if (mod(etapa, 2) = 0) #local orientacao = 1; #else #local orientacao = -1; #end letra_chegando(texto, letra, alturaIni, alturaDesvio, frac, orientacao) } #end // Aqui está a cena, finalmente: union { object { logotipo("logotipo", clock) } rotate <0, 0, 180> } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < -10.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 30; #declare dir_camera = < 0, 0.01, 5 >; #declare dist_camera = 10.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)