// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.5 ambient 0.5 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #macro texto(letra) #union{ text{ttf "comic.ttf" letra 0.5, 0.0} } #end #macro letra_chegando (letra,posini,posfim,frac) #local posatual=(posfim-posini)*frac+posini; #union{ object{texto(letra) translate(posatual)} } #end #macro logotipo(texto,fase) #local n=length(texto); #local etapa=int(fase*n); #local frac=fase*n-etapa; #union{ //primeiras etapa letras // object{letra_chegando(posini,posfim,frac)} // object{letra_chegando(posini,posfim,frac)} // object{letra_chegando(posini,posfim,frac)} // object{letra_chegando(posini,posfim,frac)} } #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{letra_chegando ("N",<-7,0,0>,<-2,0,0>,clock)} object{letra_chegando ("E",<-1,5,0>,<-1,0,0>,clock)} object{letra_chegando ("A",<-0,-5,0>,<0,0,0>,clock)} object{letra_chegando ("R",<7,5,0>,<1,0,0>,clock)} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.1, 0.1, 0.00 >; #declare raio_cena = 5; #declare dir_camera = < -0.1, -0.1, 5.0 >; #declare dist_camera = 5; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , y, intens_luz)