// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_madeira = texture{ pigment{ color rgb < 139/255, 69/255, 19/255 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.12, 0.10 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } #include "math.inc" // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #macro logotipo (texto, fase) #local n = strlen(texto); #local etapa = int(fase*n); #local frac = fase*n - etapa; union { #local atual = 0; #while(atual < etapa) #local letra = substr(texto,atual+1,1); object{text{ ttf "britanic.ttf", letra, 0.5, 0.0 texture{tx_madeira} rotate 90*x translate}} #local atual = atual+1; #end #local letra = substr(texto,atual+1,1); object{letra_chegando(letra,atual*1.2/2,frac)} } #end #macro letra_chegando(letra, posi,frac) object{ text{ ttf "britanic.ttf", letra, 0.5, 0.0 texture{tx_madeira} rotate 90*x translate}} #end #declare raio = 10.000; #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object {eixos(15.00) } object {logotipo("TEXTO", clock)} //text{ ttf "britanic.ttf", "texto", 0.5, 0.0 texture{tx_madeira} rotate 90*x translate<0,0,3>} box{ <-20,-20,-1>, <+50,+50,0> translate < 0,0,0 > texture{ tx_xadrez } } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 2.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 6; #declare dir_camera = < 0.0, -1.00,0.00 >; #declare dist_camera = 7; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)