// ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_preta = texture{ pigment{ color rgb < 1, 1, 1 > } } #declare tx_vermelha = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0, 0 > } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_verde = texture{ pigment{ color rgb < 0, 1, 0 > } } #declare tx_azul = texture{ pigment{ color rgb < 0, 0, 1.00 > } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #macro logotipo(texto, fase) #local n = strlen(texto); #local etapa = int(n*fase); #local frac = n*fase - etapa; #if (mod (etapa,3) = 0) #local p_inicial = <4, 0, 0>; #local p_final = <0, 0, 0>; #end #if (mod (etapa,3) = 1) #local p_inicial = <0, -2, 0>; #local p_final = <0, 0, 0>; #end #if (mod (etapa,3) = 2) #local p_inicial = <0, 2, 0>; #local p_final = <0, 0, 0>; #end #local atual = substr(texto, 1, etapa); #local letra = substr(texto, etapa+1, 1); union { object{ text {ttf "mtcorsva.ttf" atual 0.1, 0 texture {tx_vermelha} rotate <90, 0, 0> translate <0, 0, 0> } } object{letra_entrando(letra, p_inicial, p_final, frac) translate<0.57*etapa, 0, 0>} } #end #macro letra_entrando(letra, inicial, final, fracao) #local posicao = (1-fracao)*inicial + frac*final; object { text {ttf "mtcorsva.ttf" letra 0.1, 0 texture {tx_vermelha} rotate <90, 0, 0> translate posicao } } #end logotipo("POVRAY ", clock) #include "eixos.inc" #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 2.01, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 5.0; #declare dir_camera = < 0.00, -1.00, 0.5 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)