// ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: // substr(cadeia,indiceini,compr); // length(texto); #macro logotipo (texto, fase, iniciais, tam_i) #local n = 2; #local etapa = int(fase*n); #local frac = fase*n-etapa; #if (etapa = 0) #local frac1 = frac; #else #local frac1 = 1; #end #if (etapa = 1) #local frac2 = frac; #else #local frac2 = 0; #end #local i = 0; #while (i < tam_i) text{ ttf "couri.ttf" substr(texto,iniciais[i]+1,1) 0.15, 0.00 translate } #local i = i+1; #end #local i = 0; text{ ttf "couri.ttf" substr(texto,1,iniciais[0]) 0.15, 0.00 translate <-2*(1-frac2),0,0>} #while (i < tam_i-1) #if (i <= int(tam_i/2)) text{ ttf "couri.ttf" substr(texto,iniciais[i]+2,iniciais[i+1]-iniciais[i]-1) 0.15, 0.00 translate <-2*(1-frac2),0,0>} #else text{ ttf "couri.ttf" substr(texto,iniciais[i]+2,iniciais[i+1]-iniciais[i]-1) 0.15, 0.00 translate <+3*(1-frac2),0,0>} #end #local i = i+1; #end text{ ttf "couri.ttf" substr(texto,iniciais[i]+2,strlen(texto)-iniciais[i]-1) 0.15, 0.00 translate <+3*(1-frac2),0,0>} #end #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: #declare tam = 3; #declare inic = array[tam] {0,5,7} union{ object{ eixos(3.00) } object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } logotipo("Tipo 1 Bar", clock, inic, tam) } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 8.0; #declare dir_camera = < 0.1, 0, 1>; #declare dist_camera = 10.0; #declare intens_luz = 1; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)