// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray
// Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi

// ======================================================================
// CORES E TEXTURAS

#include "textures.inc"

background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > }

#declare tx_chao =
  texture{
    pigment{ color rgb < 0.00, 0.70, 0.00 > }
    scale 2.0
  }

#declare tx_plastico = 
  texture{
    pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > }
    finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 }
  }

#declare tx_fosca = 
  texture{
    pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > }
    finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 }
  }

#declare tx_prateado = 
  texture{
    pigment{ color rgb < 0.30, 0.30, 0.30 > }
    finish{ diffuse 0.2 reflection 0.6 brilliance 0.1 }
  }

#declare tx_xadrez =
  texture{
    pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > }
    finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 }
    scale 2.0
  }

// ======================================================================
// DESCRIÇÃO DA CENA 

#declare raio = 2.000;

// Partes da cena:

#declare chao = 
  box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> }

#macro letra_entrando(letra,pin,pfi,frac)
  union {
    text { ttf "gothic.ttf" letra 0.5, 0.0 texture {tx_plastico} translate <0,(1-frac)*pin + frac*pfi,0>}
  }

#end

#macro logotipo(texto,fase)
  #local n = strlen(texto);
  #local etapa = int(n*fase);
  #local frac = n*fase - etapa;
  #local pincima = 2;
  #local pinbaixo = -2;
  #local pfi = 0;
  #local obj = text {ttf "gothic.ttf" substr(texto, 1, etapa) 0.5, 0.0};

  union {
    text { ttf "gothic.ttf" substr(texto, 1, etapa) 0.5, 0.0 texture {tx_plastico} rotate z*90 rotate y*90}
    #local atual = substr(texto, etapa+1, 1);
    #local maximo = max_extent(obj);
    #local larg = maximo*x;
    #local e = etapa;
    #if (etapa = 0)
      #local larg = 0;
    #end
    #if (mod(e,2) = 0)
      object{letra_entrando(atual,pincima,pfi,frac) translate larg rotate z*90 rotate y*90  }
    #else
      object{letra_entrando(atual,pinbaixo,pfi,frac) translate larg rotate z*90 rotate y*90  }
    #end
  }

#end

#include "eixos.inc"

// Aqui está a cena, finalmente:

union{
  object{ chao  translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } }
  logotipo("mc930 ", clock)
}

#include "camlight.inc"
#declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >;
#declare raio_cena = 6;
#declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00>;
#declare dist_camera = 16;
#declare intens_luz = 1.00;
camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)