// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS #include "textures.inc" background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_chao = texture{ pigment{ color rgb < 0.00, 0.70, 0.00 > } scale 2.0 } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_prateado = texture{ pigment{ color rgb < 0.30, 0.30, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.6 brilliance 0.1 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #macro letra_entrando(letra,pin,pfi,frac) union { text { ttf "gothic.ttf" letra 0.5, 0.0 texture {tx_plastico} translate <0,(1-frac)*pin + frac*pfi,0>} } #end #macro logotipo(texto,fase) #local n = strlen(texto); #local etapa = int(n*fase); #local frac = n*fase - etapa; #local pincima = 2; #local pinbaixo = -2; #local pfi = 0; #local obj = text {ttf "gothic.ttf" substr(texto, 1, etapa) 0.5, 0.0}; union { text { ttf "gothic.ttf" substr(texto, 1, etapa) 0.5, 0.0 texture {tx_plastico} rotate z*90 rotate y*90} #local atual = substr(texto, etapa+1, 1); #local maximo = max_extent(obj); #local larg = maximo*x; #local e = etapa; #if (etapa = 0) #local larg = 0; #end #if (mod(e,2) = 0) object{letra_entrando(atual,pincima,pfi,frac) translate larg rotate z*90 rotate y*90 } #else object{letra_entrando(atual,pinbaixo,pfi,frac) translate larg rotate z*90 rotate y*90 } #end } #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } logotipo("mc930 ", clock) } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 6; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00>; #declare dist_camera = 16; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)