// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; // Partes da cena: #declare bolinha = sphere{ < 0,0,0 >, 0.60 } #declare bolota = sphere{ < 0,0,0 >, 1.50 } #declare bola = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pino = cylinder{ < -2.00, +2.00, -1.00 >, < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture{ tx_fosca } } #declare furo = cylinder{ < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 0.75*raio texture{ tx_fosca } } #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #declare corpo = box{ <0,0,0>, <2,2,2>} #declare raio_perna = 0.2; #declare raio_braco = 0.19; #declare raio_cabeca = 0.3; #declare raio_bico = 0.15; #declare perna_pescoco = cylinder {<1,raio_perna,1> , <1,raio_perna,0>, raio_perna} #declare braco = cylinder {<1,-1,2>, <1,0,2>, raio_braco} #declare cabeca = sphere {<1,raio_perna,4>, raio_cabeca} #declare bico = cone {<1+raio_cabeca,raio_perna,4>, raio_bico, <1+raio_cabeca+0.3,raio_perna,4>, 0} #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } //object{ bolota translate < -2,+1,+3 > texture{ tx_espelho } } //object{ bolinha translate < +5,+4,+2 > texture{ tx_vidro } interior { ior 1.01 } } object{ corpo translate <0,0,1> texture {tx_plastico} } object{ perna_pescoco texture {tx_plastico} } //perna direita object{ perna_pescoco texture {tx_plastico} translate <0,2-2*raio_perna,0> } //perna esquerda object{ braco texture {tx_plastico} } //braco direito object{ braco texture {tx_plastico} translate <0,3,0>} //braco esquerdo object{ perna_pescoco texture {tx_plastico} translate <0,0,3>} //pescoco direito object{ perna_pescoco texture {tx_plastico} translate <0,2-2*raio_perna,3>} //pescoco esquerdo object{ cabeca texture {tx_plastico} } object{ cabeca texture {tx_plastico} translate <0,2-2*raio_perna,0> } object{ bico texture {tx_xadrez} } object{ bico texture {tx_xadrez} translate <0,2-2*raio_perna,0> } //difference{ //union{ //object{ bola } //object{ pino } //} //object{ furo } //} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 6.0; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)