// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.70, 0.70, 0.50 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 0.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 1.250; // Partes da cena: #declare cabeca = sphere{ < 0,0,0 >, 0.70*raio texture{ tx_espelho } } #declare pescoco = cylinder { < 0, 0, -0.5*raio >, < 0, 0, 0.5*raio >, 0.3*raio texture{ tx_fosca } } #declare corpo = box { < -1 * raio, -2*raio, -1*raio >, < raio, 2*raio, raio > texture{ tx_fosca } } #declare peh = box { < -0.8*raio, -0.4*raio, -0.4*raio >, < 0.8*raio, 0.4*raio, 0.4*raio > texture{ tx_fosca } } #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: object{ eixos(3.00) } object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } union{ object{ corpo translate < 0, 0, -0.8*raio > } object{ peh translate < 0, -0.8*raio, -2*raio > } object{ peh translate < 0, 0.8*raio, -2*raio > } union { object{ pescoco } object{ cabeca translate < 0, 0, 1.1*raio > } translate < 0, -0.8*raio, 0.7*raio > } union { object{ pescoco } object{ cabeca translate < 0, 0, 1.1*raio > } translate < 0, 0.8*raio, 0.7*raio > } translate < -4*raio, 2*raio, 2*raio > } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 13.0; //#declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 20.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)