// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2017-05-07 20:10:09 by stolfilocal // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.8, 0.7, 0.5 > } #declare tx_saida = texture{ pigment{ color rgb < 0.3, 0.1, 0.1 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_mina = texture{ pigment{ color rgb < 0.25, 0.25, 0.3 > } finish{ diffuse 1 reflection 0 ambient 0.2 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #macro mina(nCamaras, nTuneis) union{ #declare SEED = seed(now * 100000); #declare posicoes = array[nCamaras]; #declare tamanhos = array[nCamaras]; //Criação das câmaras #declare i=0; #while ( i < nCamaras ) #declare posicoes[i] = <50*rand(SEED), 50*rand(SEED), 40*rand(SEED)>; #declare tamanhos[i] = 2+2*rand(SEED); object{ box {posicoes[i], posicoes[i] + texture {tx_mina}}} #declare i = i + 1; #end //Criação dos túneis de conexão #declare i=0; #while (i < nTuneis) #declare origem = int(rand(SEED)*nCamaras); #declare alvo = int(rand(SEED)*nCamaras); #if (origem != alvo) object{ cylinder {posicoes[origem],posicoes[alvo],0.6 texture{tx_mina}}} #declare i = i + 1; #else #end #end //Criação da entrada da mina #declare posicaoSaida = posicoes[0] + tamanhos[0]/2; object{ cylinder {posicaoSaida, posicaoSaida + <0,0,100>, 0.6 texture {tx_saida}}} } #end #include "eixos.inc" // CENA union{ //object{ eixos(3.00) } object{ mina(10, 21) } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 50.0; #declare dir_camera = < 1.0, 1.0, 1.0 >; #declare dist_camera = 10*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)