// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2017-05-07 20:10:09 by stolfilocal // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_preto = texture{ pigment{ color rgb < 1, 0, 0> } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.5 specular 1.0 roughness 0.01 } } #declare tx_branco = texture{ pigment{ color rgb < 0, 1, 0> } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.9 specular 1.0 roughness 0.01 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio_tunel = 0.500; // Partes da cena: #declare esfera = sphere{ < 0, 0, 0>, 0.05 } #include "eixos.inc" #macro noh (n_esf) union { #declare len = 8; #declare rad_1 = 0.25; #declare rad_2 = 0.4; #declare space = 1 / n_esf; #declare centro_cam = array[100]; #declare i = 0; #declare pos_x = 0; #declare pos_z = 0; #while ( i < 1 ) # if (i < 0.125) #declare pos_z = len*i; object { esfera translate texture{ tx_preto } } #declare cent = ; #end #if ((i >= 0.125) & (i < 0.25)) #declare pos_x = rad_1*sin(4*(i)*pi); #declare pos_z = rad_1*cos(4*(i-0.25)*pi); object { esfera translate +cent texture{ tx_preto } } #declare cent_2 = +cent; #end #if ((i >= 0.25) & (i < 0.375)) #declare pos_x = len*(0.25-i); object { esfera translate +cent_2 texture{ tx_preto } } #declare cent = +cent_2; #end #if ((i >= 0.375) & (i < 0.5)) #declare pos_x = rad_2*sin(8*(i)*pi); #declare pos_z = rad_2*cos(8*(i-0.25)*pi); object { esfera translate +cent texture{ tx_preto } } #declare cent_2 = +cent; #end #if ((i >= 0.5) & (i < 0.625)) //#declare pos_z = len*1.0 - len*i; //object { esfera translate texture{ tx_branco } } #end #if ((i >= 0.625) & (i < 0.75)) //#declare pos_z = len*1.0 - len*i; //object { esfera translate texture{ tx_branco } } #end #if ((i >= 0.75) & (i < 0.825)) //#declare pos_z = len*1.0 - len*i; //object { esfera translate texture{ tx_branco } } #end #if (i >= 0.825) //#declare pos_z = len*1.0 - len*i; //object { esfera translate texture{ tx_branco } } #end #declare i = i+space; #end } #end // Aqui está a cena, finalmente: //object{ eixos(3.00) } // Tabuleiro object{ noh(500) } //object{ hiperdama translate < -1.50, -1.50, 0 > texture{ tx_caixa }} //object{ hiperpeao translate < -4.50, +1.50, 0 > texture{ tx_caixa }} #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0, 1, 0 >; #declare raio_cena = 5.0; #declare dir_camera = < 0, 1, 0 >; #declare dist_camera = 5*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)