// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2020-12-08 10:56:13 by jstolfi #version 3.6; // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > } // Alterou o fundo (Branco) #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 0.00, 0.80, 0.10 > } // Alterou a cor (Verde) finish{ diffuse 0.2 ambient 0.1 } // Mudou a textura } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.0*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } // Tirou a reflexão } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 4.0 // Dobrou o tamanho dos quadrados do chão } // ====================================================================== // DESCRI��O DA CENA #declare raio = 1.000; // Alterou o raio da bola de plastico // Partes da cena: #declare bolinha = sphere{ < 0,0,0 >, 0.60 } #declare bolota = sphere{ < 0,0,0 >, 1.50 } #declare bola = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pino = cylinder{ < -4.00, +4.00, -2.00 >, // Aumentou um dos lados < +2.00, -2.00, +1.00 >, 0.75 texture{ tx_fosca } } #declare furo = cylinder{ < -1.00, -2.00, -2.00 >, < +1.00, +2.00, +2.00 >, 0.3*raio // Diminuiu o furo texture{ tx_fosca } } #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0> } #include "eixos.inc" // Aqui est� a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object{ chao translate < 0,0,-5 > texture{ tx_xadrez } } object{ bolota translate < -2,+1,+3 > texture{ tx_espelho } } object{ bolinha translate < +5,+4,+2 > texture{ tx_vidro } interior { ior 1.50 } } // Mudou a refração difference{ union{ object{ bola } object{ pino } } object{ furo } } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 12.0; // Aumentou a visão #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 3*raio_cena; //Afastou a camera #declare intens_luz = 1.40; // A cena ficou mais clara camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)