// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2017-05-07 20:10:09 by stolfilocal // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_blocked = texture{ pigment{ color rgb < 1, 0.2, 0.02 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.20, 0.62, 0.30 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 0.45; // Partes da cena: #declare bola = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pino = cylinder{ <0, 1, 1>, <0, 2, 1>, 0.2 texture{ tx_fosca } } #declare caixa = box { <1, -1, 0>, <-1, 1, 0.5> //texture { tx_plastico } } #declare filamento = cone { <0, 1, 1>, 0.0 <0, 2, 1>, 0.5 texture { tx_plastico } } #declare banco = union{ object{ caixa } object{ caixa rotate <0,90,0> translate < -1,0, -1> } object{ caixa rotate <0,90,0> translate < 0.5,0, -1> } } #macro assento(bloqueado) #if (bloqueado = 1) object{ banco texture { tx_blocked } } #else object{ banco texture { tx_plastico } } #end #end #macro auditorio(m,n) #local i = 0; union{ #while (i < m) #local j = 0; #while (j < n) object{ assento(mod(i+j,2)) translate <-i*3, j*3, 0> } #local j = j + 1; #end #local i = i + 1; #end } #end // Parâmetros da disposição e número de assentos no auditório #declare linhas = 3; #declare colunas = 5; #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente:rotate <0,90,0> union{ object{ auditorio(linhas,colunas) } object{ auditorio(linhas,colunas) translate <3*linhas + 6, 0, 0> } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 20.0; #declare dir_camera = < 12.00, 9.00, 5.00 >; #declare dist_camera = 5*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)