// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2020-12-08 11:03:23 by jstolfi #version 3.6; // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_blocked = texture{ pigment{ color rgb < 1, 0.2, 0.02 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.20, 0.62, 0.30 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 0.3; // Partes da cena: #declare bola = sphere{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #include "rand.inc" //Definicao do quadrado fixo de largura l = 5 e profundidade p = 5 #declare l = 20; #declare p = 20; //Definicao dos parametros iniciais #declare N_Pacientes = 10; #declare minimo = 2; //Dias #declare maximo = 6; //Dias #declare Tempo = 60; //Dias #declare gerador = seed(1225); //Macro que gera a arvore de infectados de um paciente inicial #macro arvore(P,S,A,B,T) #if (T > 0) union{ object { bola translate } #local SS = S/(S+1); #debug concat("!! SS = ", str(SS,0,4), "\n") #while(rand(gerador) < SS) #local altura = RRand(A,B,gerador); #if ( (T-altura) > 0 ) #local P2 = ; cylinder { P, P2, 0.05 texture { tx_fosca } } arvore(P2,S,A,B,T-altura) #end #end } #end #end //Macro que gera o diagrama compostos pelas arvores de infectados de N pacientes iniciais #macro diagrama(N,S,A,B,T) union{ #local i = 0; #while (i < N) #local P_ini = ; union{ object{ arvore(P_ini,S,minimo,maximo,Tempo) } } #local i = i+1; #end box{ <0,0,0>, texture{ tx_fosca } } } #end #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ diagrama(N_Pacientes,0.80,minimo,maximo,Tempo) translate < +0.7*l, -1.2*p, 0 > } object{ diagrama(N_Pacientes,1.00,minimo,maximo,Tempo) } object{ diagrama(N_Pacientes,1.25,minimo,maximo,Tempo) translate < -0.7*l, +1.2*p, 0 > } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < l/2, p/2, Tempo/2 >; #declare raio_cena = 2.3*vlength( <0.7*l, 1.2*p, 0 >); #declare dir_camera = < 10.00, 5.00, 7.00 >; #declare dist_camera = 6*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)