// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2020-12-08 10:46:02 by jstolfi #version 3.6; global_settings{ max_trace_level 30 } // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.85, 0.83, 0.55 > } #declare tx_espelho = texture { pigment{color rgb < 1.000, 1.000, 1.000 >} finish{diffuse 0.05 reflection 0.95*< 1.000, 1.000, 1.000 > ambient 0} } #declare tx_caldeira = texture { pigment{color rgb < 1.000, 0.000, 0.000 >} finish{diffuse 0 ambient 1} } #declare tx_estrutura = texture { pigment{color rgb <0.800, 0.800, 0.800>} finish{diffuse 0.2 ambient 0.8} } #declare tx_chao = texture { pigment{color rgb <0.800, 0.900, 0.900>} finish{diffuse 0.2 ambient 0.8} } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare caldeira = cylinder{ <0.00, 0.00, 0.00> <0.00, 0.00, 2.50> 1.00 texture{tx_caldeira} } #declare espelho = box{ <0.00, 0.00, 0.00> <2.00, 0.20, 3.00> texture{tx_espelho} } #declare estrutura = cylinder{ <0.00, 0.00, 0.00> <0.00, 0.00, -4.00> 0.15 texture{tx_estrutura} } #declare estrutura_esp = cylinder{ <0.00, 0.00, 0.00> <0.00, 0.00, -4.00> 0.10 texture{tx_estrutura} } #declare chao = box{ <20,20,-4> <-20, -20, -5> texture{tx_chao} } #include "eixos.inc" #include "frontal.inc" #include "camlight.inc" #include "direcao_do_sol.inc" #declare centro_cena = <1.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 9; #declare dir_camera = direcao_do_sol(-22.905833, 23.43656, clock*16+4); #declare dist_camera = 5*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; #declare dist_overlay = 0.67*dist_camera; // Agora eh distancia da camera ao overlay. camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera, z, intens_luz) // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object {caldeira} object {estrutura} object{espelho rotate<-20.00, 0.00, 0.00> translate <0.00, 6.00, -1.00> scale<-1.00, -1.00, 1.00>} object{estrutura_esp translate <0.50, 6.60, -0.10> scale<-1.00, -1.00, 1.00>} object{espelho rotate<-20.00, 0.00, 0.00> translate <0.00, 6.00, -1.00>} object{estrutura_esp translate <0.50, 6.60, -0.10>} object{espelho rotate<-20.00, 0.00, 0.00> translate <3.00, 4.00, -1.00> scale<-1.00, -1.00, 1.00>} object{estrutura_esp translate <3.50, 4.60, -0.10> scale<-1.00, -1.00, 1.00>} object{espelho rotate<-20.00, 0.00, 0.00> translate <3.00, 4.00, -1.00>} object{estrutura_esp translate <3.50, 4.60, -0.10>} object{espelho rotate<-20.00, 0.00, 0.00> translate <-3.00, 4.00, -1.00> scale<-1.00, -1.00, 1.00>} object{estrutura_esp translate <-2.50, 4.60, -0.10> scale<-1.00, -1.00, 1.00>} object{espelho rotate<-20.00, 0.00, 0.00> translate <-3.00, 4.00, -1.00>} object{estrutura_esp translate <-2.50, 4.60, -0.10>} object{chao} }