// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2021-12-09 07:58:32 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_verde = texture{ pigment{ color rgb < 0.15, 1.00, 0.15 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_vermelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.10, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_azul = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.10, 1.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // MACROS QUE CONSTITUEM OS OBJETOS DA CENA #macro arvore(P, A, K) #local R_cilindro = K; #if(K = 0) union{ cylinder{ <0, 0, 0>, , R_cilindro texture{ tx_verde } } sphere{ , R_cilindro/2 texture{ tx_vermelho } } translate P } #else union{ cylinder{ <0, 0, 0>, , R_cilindro texture{ tx_verde } translate P } object{ arvore(P + , A/1.5, K - 1) } object{ arvore(P + , A/1.5, K - 1) } object{ arvore(P + , A/1.5, K - 1) } } #end #end #include "eixos.inc" // object{ eixos(10) } #declare K = 4; #declare P = <0, 0, 0>; #declare A = 30; object{ arvore(P, A, K) } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 40, 0, 0 >; #declare raio_cena = 50; #declare dir_camera = < 20, 30, 40 >; #declare dist_camera = 5*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)