// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2023-09-13 14:37:11 by stolfilocal // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.40, 0.60, 7.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_dourado = texture{ pigment{ color rgb < 0.82, 0.83, 0.4 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRICAO DA CENA #declare raio = 1.000; // Partes da cena: #declare perna1 = cylinder{ < +0.00, +0.00, -1.00 >, < +0.00, +0.00, +19.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare perna2 = cylinder{ < +0.00, +10.00, -1.00 >, < +0.00, +10.00, +6.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare perna3 = cylinder{ < +10.00, +0.00, -1.00 >, < +10.00, +0.00, +19.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare perna4 = cylinder{ < +10.00, +10.00, -1.00 >, < +10.00, +10.00, +6.00 >, raio texture{ tx_plastico } } #declare pininho = cone{ < +0.00, +0.00, +19.00 >, raio < +0.00, +0.00, +21.00 >, 0 texture{ tx_dourado } } #declare assento = box{ < -0.70, -0.70, +4.50 >, < +10.70, +10.70, +6.00 > } #declare enconsto = box{ < -0.70, -0.75, +18.00 >, < +10.70, +0.75, +19.00 > } #declare enconsto_maior = box{ < -0.70, -0.75, +10.00 >, < +10.70, +0.75, +13.00 > } #declare bolinha = sphere{ < 5,0,17.0 >, 1 } #include "eixos.inc" // Aqui este a cena, finalmente: union{ union{ object{ perna1 } object{ perna2 } object{ perna3 } object{ perna4 } object{ assento translate < 0,0,0 > texture{ tx_plastico } } } object{ pininho } object{ pininho translate < 10,0,0 > } object{ enconsto translate < 0,0,0 > texture{ tx_plastico } } object{ enconsto translate < 0,0,-3 > texture{ tx_plastico } } object{ bolinha translate < 2,0,0 > texture{ tx_dourado } } object{ bolinha translate < -2,0,0 > texture{ tx_dourado } } difference{ object{ enconsto_maior translate < 0,0,0 > texture{ tx_dourado } } union{ object{ bolinha translate < 2,0,-5.5 > texture{ tx_dourado } } object{ bolinha translate < -2,0,-5.5 > texture{ tx_dourado } } } } } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 2.00, 3.00, 8.00 >; #declare raio_cena = 20.0; #declare dir_camera = < 1.00, 2.00, 1.00 >; #declare dist_camera = 5*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)