// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2020-09-30 19:57:13 by jstolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_preto = texture{ pigment{ color rgb < 0.0, 0.0, 0.0 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_branco = texture{ pigment{ color rgb < 1.0, 1.0, 1.0 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_pecas = texture{ pigment{ color rgb < 0.95, 0.95, 0.95 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRI��O DA CENA #declare raioBase = 3; #declare raioBases = 2; #declare raioCabecas = 1; #declare raioCorpoPeao = 0.5; #declare raioCorpoBaixoRainha = 1.5; #declare raioCorpoAltoRainha = 0.5; #declare raioCoroa = 0.05; // Partes do peao: #declare base = cylinder{ < 0, 0, 0.0 >, < 0, 0, 1.0 >, raioBases texture{ tx_preto } } #declare basePeao = cylinder{ < 0, 0, 0.0 >, < 0, 0, 1.0 >, raioBases texture{ tx_pecas } } #declare corpoPeao = cone{ < 0, 0, 1.0 >, 1.6, < 0, 0, 4.5 >, 0.2 texture{ tx_pecas} } #declare cabecaPeao = sphere{ < 0, 0.0, 5 >, raioCabecas texture{ tx_pecas } } #declare baseRainha = cylinder{ < 0, 0, 0.0 >, < 0, 0, 1.0 >, raioBases texture{ tx_pecas } } #declare corpoBaixoRainha = sphere{ < -0, 0, 1.5 >, raioCorpoBaixoRainha texture{ tx_pecas } } #declare corpoAltoRainha = cylinder{ < 0, 0, 2.8 >, < -0, 0, 4.5 >, raioCorpoAltoRainha texture{ tx_pecas } } #declare cabecaRainha = sphere{ < 0, 0, 5.0 >, raioCabecas texture{ tx_pecas } } #declare coroaRainha = sphere{ < 0, 0, 3.0 >, raioCoroa texture{ tx_pecas } } #macro peao(i, j) union{ object { basePeao translate < i, j,0 > } object { corpoPeao translate < i, j,0 > } object { cabecaPeao translate < i, j,0 > } } #end #macro rainha(i, j) union{ object { baseRainha translate < i,j,0 > } object { corpoBaixoRainha translate < i, j,0 > } object { corpoAltoRainha translate < i, j,0 > } object { cabecaRainha translate < i, j,0 > } } #end #include "eixos.inc" // Aqui est� a cena, finalmente: union{ #declare n = 5; #declare m = 6; #declare i = 0; #declare j_increment = 2; #declare divisor = 2; #while (i < m) #declare value = mod(i, divisor); #if (value = 0) #declare j_rainha = 2; #while (j_rainha < n) #declare x_rainha = (j_rainha * 8) * cos(2*3 * (i / n)); #declare y_rainha = (j_rainha * 8) * sin(2*3 * (i / n)); object { rainha(x_rainha, y_rainha) } #declare j_rainha = j_rainha + j_increment; #end #else #declare j_peao = 1; #while (j_peao < n) #declare x_peao = (j_peao * 8) * cos(2*3 * (i / n)); #declare y_peao = (j_peao * 8) * sin(2*3 * (i / n)); object { peao(x_peao, y_peao) } #declare j_peao = j_peao + j_increment; #end #end #declare i = i + 1; #end } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 45.0; #declare dir_camera = < 1.00, 1.00, 0.50 >; #declare dist_camera = 5*raio_cena; #declare intens_luz = 1.20; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)