// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2009-03-09 18:44:03 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare distS = 0.7; camera{ location < 14.00, 10.00, 5.50 >*distS // Posição do observador. right -0.45*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.60*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source{ 10 * < +50.0, +30.0, +30.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source{ 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.5 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // EIXOS DE COORDENADAS #macro eixo(ponta,cor,nome) union{ sphere{ <0,0,0>, 0.02 } cylinder{ <0,0,0>, 0.91*ponta, 0.02 } cone{ 0.90*ponta, 0.06, ponta, 0.00 } texture{ pigment{ color rgb cor } finish{ ambient 0.5 diffuse 0.5 } } } #end #macro eixos(tamanho) union{ object{ eixo( , <1.0,0.2,0.2>, "X") } object{ eixo( <0,tamanho,0>, <0.0,0.8,0.0>, "Y") } object{ eixo( <0,0,tamanho>, <0.3,0.3,1.0>, "Z") } } #end // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.20, 0.85, 1.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_plastico2 = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 0.80 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 0.90, 0.90, 0.90 > } finish{ diffuse 0.1 reflection 1.0 ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.97, 0.98, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare corte = texture{ pigment{ color rgb < 0.97, 0.00, 0.00 >} finish{ diffuse 0.0 ambient 1.0 specular 0.0 roughness 0.005 } } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare entrada = difference{ cylinder{<0, 0, 0>, <0, 0, 0.3>, 0.5 texture {tx_plastico}} cylinder{<0, 0, 0>, <0, 0, 0.4>, 0.45 texture {tx_plastico}} } #declare manivela = union{ cylinder{<0, 1, -1>, <0, 1.2, -1>, 0.1 texture {tx_plastico}} sphere {<0, 1.2, -1>, 0.12 texture {tx_plastico}} cylinder {<0, 1.2, -1>, <0, 1.2, -2>, 0.1 texture {tx_plastico}} sphere {<0, 1.2, -2>, 0.12 texture {tx_plastico}} cylinder {<0, 1.2, -2>, <0, 1.7, -2>, 0.1 texture {tx_plastico}} sphere {<0, 1.7, -2>, 0.12 texture {tx_plastico}} } #declare saida = difference{ cylinder{<0.5, 0, -2>, <1.5, 0, -2.5>, 0.15 texture {tx_plastico}} union{ cylinder{<0.5, 0, -2>, <1.5, 0, -2.5>, 0.1 texture {tx_plastico}} box {<1.6, -1, -3>, <1.4, 1, -2> texture {tx_plastico}} } } #declare juicer = union{ object {entrada} object {manivela} object {saida translate <0,0, 1>} box { <-1, -1, -2.7>, <1, 1, 0> texture {tx_plastico2} } } #declare copo = difference { cylinder{<0,0,0>, <0,0,1>, 0.3 texture {tx_vidro}} cylinder{<0,0,0.05>, <0,0,1.1>, 0.25 texture {tx_vidro}} } #declare cortador = union{ box{<1, -1, -3>, <-1, 0, 2>} box{<-1, 1, -3>, <0, -1, 2>} } // Cena intersection { object {juicer} object {cortador scale <2, 2, 2> translate <0, 0, 3> texture {corte}} translate <0, 0, -1> } object {juicer translate <0, 0, 3>} //object {copo translate <1.7, 0, -3>}